Tel: (11) 3217-7070

Benefícios da Coleta Seletiva nas Empresas: Saiba Porquê e Como Aplicar

Coleta Seletiva nas Empresas - Topo

Você conhece os benefícios da coleta seletiva nas empresas? Apesar de ser um tema em alta, a coleta seletiva é ainda pouco conhecida e aplicada pelo mundo empresarial brasileiro e vai muito além do fato de preservar as florestas e animais silvestres, além da vida humana.

Conheça um pouco sobre a história do desenvolvimento sustentável e compreenda os impactos positivos que os benefícios da coleta seletiva nas empresas podem gerar para o seu negócio. Agregue valor à sua marca, conquiste um novo público consumidor, aumente seu faturamento e faça a diferença no mundo! Veja, a seguir, como promover esse processo de prosperidade e desenvolvimento em sua empresa e comunidade.

Breve histórico sobre desenvolvimento sustentável

Coleta Seletiva nas Empresas - Conteúdo

O mundo começa a debater o desenvolvimento do planeta por volta de 1960 e é nesse momento que surgem as reflexões iniciais sobre a degradação do meio ambiente e suas consequências para a vida terrestre. Em 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas) organizou, em Estolcomo (Suécia), a Conferência sobre o Meio Ambiente, sendo conhecida como a primeira reunião de chefes de Estado para tratar sobre questões ambientais. Nessa conferência foram tratados assuntos relacionados à poluição atmosférica e a escassez de recursos naturais, com a presença de mais de 113 países, dentre esses o Brasil.

Em 1973 foi estabelecido o conceito de eco-desenvolvimento, o qual apresentava iniciativas básicas para o desenvolvimento do planeta e da sociedade mundial. Entre as iniciativas destacadas já aparecia a preservação dos recursos naturais. O conceito de eco-desenvolvimento deu origem ao termo desenvolvimento sustentável que foi apresentado pela ONU em 1987. Assim, desenvolvimento sustentável é aquele desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. Seria esse um dos benefícios da coleta seletiva nas empresas?

Em 1992 foi realizada a Eco-92 ou Cúpula da Terra, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro / Brasil. Essa conferência elaborou um documento internacional denominado Agenda 21 que propôs práticas de desenvolvimento sustentável para cidades, estados e nações. Alguns dos temas abordados foram: transporte alternativo, clima, água, turismo ecológico e reciclagem. Assim, já estava bem claro para os líderes mundiais a importância de iniciativas como a coleta seletiva para a promoção do desenvolvimento sustentável.

O que é coleta seletiva?

A coleta seletiva tem origem na Europa, sendo Alemanha e França os países pioneiros. Em termos de Brasil, a coleta seletiva teve seu início em 1985, no Rio de Janeiro, mas começou a ser difundida, de fato, apenas por volta de 1993. O conceito de coleta seletiva é o seguinte: coleta realizada de forma separada de resíduos que foram anteriormente selecionados e agrupados de acordo com sua constituição e/ou composição.

É importante lembrar que o governo federal brasileiro desenvolveu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), apresentada pela Lei nº12.305/10, com a intenção principal de eliminar os lixões existentes por todo o país, sendo uma possível solução o uso dos aterros sanitários. O Ministério do Meio Ambiente visa atender essa política federal por meio de um programa denominado Programa Nacional Lixão Zero. Dentre os benefícios da coleta seletiva nas empresas pode-se apresentar o aumento da participação da sua marca no cotidiano da comunidade onde sua empresa está localizada, inserida. Quanto maior for a demanda, da sociedade, por aterros sanitários, menos lixões existirão.

Coleta Seletiva nas Empresas - Conteúdo

De forma diferente do lixão, o aterro sanitário é uma área preparada para receber os resíduos sólidos a serem decompostos, promovendo o tratamento do chorume e captando o gás metano, liberado durante esse processo, o qual ainda pode ser utilizado como fonte de energia. O aterro sanitário é uma boa alternativa quando se pensa em lixões, mas a reciclagem e a compostagem são soluções mais saudáveis para o meio ambiente. Estas duas últimas opções podem representar os benefícios da coleta seletiva nas empresas.

7 Dicas para sua empresa ser ambientalmente correta

Práticas sustentáveis estão cada vez mais valorizadas pela sociedade. Assim, investindo em ações ambientalmente corretas e divulgando isso entre seus clientes, funcionários e fornecedores, a sua marca passa a apresentar maior valor agregado.

Em uma época digital, com predominância das redes sociais e do acesso às mais diversas informações, por meio da internet, investir em uma marca sustentável é um diferencial imprescindível para vencer a concorrência; criar um conceito forte e duradouro, além de estabelecer admiração e respeitabilidade entre todos aqueles que entram em contato com sua marca. Mais uma boa forma de pensar os benefícios da coleta seletiva nas empresas.

São práticas simples, que ajudam o meio ambiente e que podem ser facilmente executadas na sua empresa:

1. Respeite as leis ambientais e não polua:

Coleta Seletiva nas Empresas - Conteúdo

Procure conhecer a legislação ambiental pertinente ao seu setor mercadológico e invista em adequações para que o seu negócio contribua para um mundo mais saudável. Você conhece a certificação ISO 14001? Trata-se de um sistema de gestão ambiental que permite a sua empresa desenvolver uma estrutura dedicada à proteção ambiental. Dentre os benefícios da coleta seletiva nas empresas, o primeiro aqui apresentado é a obtenção da certificação ambiental, excelente diferencial mercadológico tanto dentro como fora do Brasil.

2. Evite o uso de copos descartáveis:

Coleta Seletiva nas Empresas - Conteúdo

Uma prática simples e fácil de ser realizada é substituir o uso de copos descartáveis por copos laváveis, como canecas de cerâmica. Dentre os benefícios da coleta seletiva nas empresas, o segundo é sobre o investimento em uma cultura empresarial que elimine ou reduza ao máximo o uso de tudo que for descartável. O meio ambiente e setor financeiro agradecem!

3. Economize energia, papel, água:

Coleta Seletiva nas Empresas - Conteúdo

Desligar as luzes dos ambientes ao sair; evitar que a torneira da pia fique aberta enquanto se escova os dentes e evitar impressões desnecessárias são atitudes simples que contribuem para a preservação do meio ambiente. Dentre os benefícios da coleta seletiva nas empresas, o terceiro é sobre evitar gastos empresariais desnecessários de recursos naturais não renováveis.

4. Opte por equipamentos ecoeficientes:

Coleta Seletiva nas Empresas - Conteúdo

Impressoras que gastam menos tinta e energia; aparelhos de ar condicionado, lâmpadas mais econômicos energeticamente. Dentre os benefícios da coleta seletiva nas empresas, o quarto benefício é sobre preferir equipamentos inteligentes ambientalmente, pois além de entregarem produtos e/ou serviços de qualidade, também evitam o desperdício e geram grandes economias no final do mês.

5. Treine o seus funcionários sobre práticas sustentáveis:

Coleta Seletiva nas Empresas - Conteúdo

Promova treinos sobre educação ambiental, estimulando seus funcionários a reproduzirem o que for apreendido em outros espaços de convivência. Dentre os benefícios da coleta seletiva nas empresas, o quinto é sobre a mudança de mentalidade das pessoas envolvidas, as quais passam a se sentir parte integrante e responsável pelos espaços que ocupa.

6. Incentive a reciclagem:

Coleta Seletiva nas Empresas - Conteúdo

Eduque sobre a política dos 5Rs do Ministério do Meio Ambiente: reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar consumir produtos que prejudiquem o meio ambiente. Invista em placas de sinalização para tornar esse processo educacional mais efetivo. Conheça as possibilidades com a gráfica AfixGraf. Oferecemos diversas opções e modelos de sinalização para o seu estabelecimento!

7. Implemente a coleta seletiva:

Coleta Seletiva nas Empresas - Conteúdo

Monte uma comissão, entre os funcionários, para implementar a coleta seletiva e participe, além de ajudar em todo esse processo. Procure conhecer como a coleta seletiva é realizada pela prefeitura da sua cidade e ajude associações não governamentais, como as de catadores de papel. Entenda como utilizar placas de sinalização próprias para coleta seletiva.

Saiba como aplicar a coleta seletiva na sua empresa

Falar de coleta seletiva em ambiente empresarial ainda é algo desconhecido para a grande maioria das empresas pois é necessário compreender que esse tipo de coleta não salva apenas o meio ambiente mas promove uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos. O fato principal é que funcionários que são valorizados tendem a produzir mais e melhor.

Coleta Seletiva nas Empresas - Conteúdo

Para aplicar a coleta seletiva na empresa é necessário passar por três etapas básicas: planejamento, implantação, verificação e melhorias. Acompanhe, a seguir, uma breve caracterização de cada uma dessas etapas.

• PLANEJAMENTO: O planejamento evita muitos problemas e permite que a empresa adeque a coleta seletiva às suas necessidades e realidade. Primeiramente, procure conhecer as possibilidades de destinação dos resíduos separados em sua cidade. Em seguida, avalie as áreas da empresa que mais geram resíduos e analise o que pode ser separado, além de como pode ser separado. Determine quando, como e onde separar esses resíduos. Estude a melhor forma de mobilizar as pessoas envolvidas a participar dessa mudança cultural dentro da empresa e estabeleça metas a serem alcançadas, além de métricas para mensurar esse desenvolvimento.

• IMPLANTAÇÃO: É comum que as pessoas resistam às mudanças e para que esse processo seja mais leve é necessário que os envolvidos se comprometam com o novos hábitos, assumindo atividades específicas dentro desse processo e se sentindo parte importante do todo. Monte sua estrutura e coleta seletiva e sinalize todo o ambiente! Determine as pessoas responsáveis pelas rotinas de separação, organização e destinação.

• VERIFICAÇÃO: A verificação dos resultados precisa ter uma frequência pré-estabelecida e as pessoas diretamente envolvidas nesse processo também devem ser ouvidas.

• MELHORIAS: Após a verificação é necessário melhorar os processos de forma que as metas sustentáveis sejam aprimoradas e os funcionários se sintam cada vem mais parte integrante e ativa da coleta seletiva. Dentre todos os benefícios da coleta seletiva nas empresas, um dos que causa maior impacto é sobre as melhorias possibilitadas a partir do processo de autoconhecimento ambiental do seu negócio. Esse autoconhecimento tem o potencial de gerar a descoberta e obtenção de novas rendas de forma sustentável.

Tem dúvidas se você implementou corretamente a sinalização de Coleta Seletiva em sua empresa? Exponha sua pergunta, podemos ajudar na correta aplicação de cada placa!

Loja Afixgraf: Compre suas Placas de Coleta Seletiva Online

A loja virtual da Afixgraf conta com uma linha de diversos modelos de placas direcionadas para sinalização da Coleta Seletiva, incluindo diversos modelos de Placas de Preservação ao Meio Ambiente e Placas para Identificação de Lixo. Acesse e compre online!

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
WhatsApp: (11) 94577-0955

Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: