Tel: (11) 3217-7070

Código de Barras ou QR Code? Entenda as principais diferenças entre eles!

Já notou o quão rápido e inovador tem sido as mudanças tecnológicas do mercado? Fruto da chamada “Revolução Industrial 4.0”, os avanços tecnológicos têm ocorrido em curto prazo e cada vez de forma mais ousada.

Pagar boletos pelo celular, acompanhar a logística de sua compra em tempo real, as transações online por meio da nova tecnologia PIX e tantas outras possibilidades são ações que uma hora ou outra se tornarão – se já não se tornaram – comuns no dia a dia de todo consumidor.

É claro que esses avanços não acompanham apenas o cliente final de uma empresa. Claramente, antes de alcançá-los é necessário que as empresas e seus principais executivos estejam prontos para mudança e com um mindset inovador, o processo que antes poderia ser mais lento ao cliente se tornaria uma ótima experiência.

Também é comum que em um processo de transformação digital existam vezes em que a tecnologia default caminhe lado a lado com uma tecnologia inovadora. Este é o caso do Código de Barras e QR Code.

Enquanto o Código de Barras foi criado em 1952 e sua repercussão sentida apenas na década de 70, o QR Code nasceu em 1994 e começou a fazer sucesso a partir de 2011 com a implantação dos varejistas Macy’s e Best Buy. Contudo, a chegada dessa nova tecnologia não abalou em nada a tecnologia padrão até então, muito pelo contrário, a sua vinda reforçou, ou melhor dizendo, segmentou o uso do Código de Barras.

Em suma, ambos tipos de códigos oferecem funcionalidades bem similares como identificação de produtos e até mesmo detalhamento de informações, porém podemos afirmar que, o conteúdo que cada um comporta é diferente e oferece vantagens e particularidades diferentes, por isso convidamos você leitor a continuar conosco Neste artigo, para acompanhar nossa análise de ambas tecnologias, suas aplicações e vantagens. Continue lendo e confira!


O que é Código de Barras?

O Código de Barras trata-se de um código bidimensional numérico, composto por faixas verticais escuras e claras e com espessuras que oscilam entre si. Estas diferenças de cores e larguras entre as faixas é que possibilita a leitura.
Um ponto importante é que na maioria dos casos, a leitura desse código necessita de um leitor de código de barras 1D.

O que é QR Code?

O QR Code (Quick Response ou Resposta Rápida), por sua vez, é representado por uma imagem estática composta por formas quadradas com dimensões que também oscilam de um quadrado a outro e sua codificação é alfanumérica.
Já a sua leitura, muito facilmente pode ser feita através da câmera de um celular comum e em grande parte dos casos essa codificação direciona o usuário a alguma URL que pode conter textos, imagens ou qualquer meio de armazenamento de dados online, tais como banco de dados, OneDrive e afins.

Onde cada um deles é mais indicado?

Código de Barras ou QR Code- rolos com códigos de barras e qr code impressos

O código de barras, em sua maioria, transmite a numeração extraída da leitura das faixas para um computador/servidor, cruzando com o banco de dados da empresa para disponibilizar o conteúdo codificado e seu uso é mais comum para o varejo e pagamentos no caixa, além de carregar informações mais detalhadas como tempo de vida útil contábil, valor e afins quando usado para plaquinhas de identificação patrimonial.

Sendo uma tecnologia mais recente, o QR Code possui uma leitura (De/Para) mais dinâmica e não necessariamente atrelada a um banco de dados tendo uma função no varejo de complementar com informações adicionais o Código de Barras e, apenas recentemente, o QR Code passou a ser usado por aplicativos de pagamentos.
Fato é que, até o momento, uma tecnologia não invalida a outra e sim, a complementa e claramente, se de modo estratégico, usá-las em parceria o seu cliente final ou a necessidade interna da sua empresa pode ser muito bem suprida!

Exemplo de Usos na Prática

Código de Barras ou QR Code - codigo de barras sendo escaneando produto

Imagine o seguinte cenário: você vai ao mercado fazer compras em um dia bem corrido. Com a pressa do momento, certamente não conseguirá sanar suas dúvidas com o atendente sobre cada produto que comprará.

 Código de Barras ou QR Code-leitor de qr code fazendo scaneamento de informações

Todas as suas compras serão registradas pelo caixa por meio do Código de Barras presente na embalagem de cada produto que você comprou e no momento em que dispor de tempo, da sua casa ou de qualquer lugar com acesso a internet, você poderá usar a câmera do seu celular para consultar o detalhamento de cada produto por meio do QR Code, também presente nas embalagens.

Deste modo, fica claro entender que o Código de Barras tem forte relação com o processo de compra e venda, enquanto o QR Code com o detalhamento do que foi comprado ou vendido.

QR ou Código de Barras: Veja quando escolher cada um?

O primeiro passo é entender bem a necessidade da sua empresa e/ou do seu cliente, é claro, assim saberá o momento ideal para usar cada uma das codificações. Por isso, listamos na tabela abaixo algumas situações e a codificação mais recomendada para cada uma delas. Confira:

Código de Barras ou QR Code-Tabela de recomendações

Para garantir ainda mais a otimização dos seus processos internos e melhorar a experiência de compra do seu cliente, busque por parceiros e fornecedores que dominem o uso e combinação dessas codificações tanto para seus produtos e serviços quanto para o controle de patrimônio.

Outro fator que deve ser levado em conta na escolha da codificação é o material. Dependendo do material que seu projeto for realizado pode ter grande impacto sobre a durabilidade e facilidade de leitura de ambos os códigos. Por isso, torna-se imprescindível o investimento em impressão de qualidade digital para melhor detalhamento e fidelidade de informações.

Não sabe como aplicar o Código de Barras ou QR Code? A Afixgraf tem a solução ideal para você!

A AfixGraf é uma empresa do Grupo AfixCode e a mais de 10 anos contribui para o sucesso das organizações de pequeno, médio e grande porte.

Entre em contato com nossa equipe comercial para receber um atendimento personalizado, e confira em nosso site as nossas soluções personalizadas para você!

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
Relações Públicas: Jesiane Queiroz
WhatsApp: (11) 94577-0955


Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: