Tel: (11) 3217-7070

Escudo Facial: Porque o Protetor Face Shield é seu Aliado em Tempos de Covid-19

Prevenção ao Coronavírus-nova linha de sinalização
Autor: Jesiane Queiroz

Protetor Face Shield: por que usar? Como é fabricado? Norma Abnt? Onde encontrar? Conheça e tire todas as suas dúvidas aqui.

Face Shield conhecido também como protetor facial, era um item muito pouco conhecido no Brasil até o final de 2019. Mas tudo mudou com o surgimento do novo vírus, batizado inicialmente de coronavírus e posteriormente rebatizado de Covid-19. Muito ainda precisa ser descoberto sobre o vírus, mas já se sabe que ele infecta as pessoas de forma similar a gripe, através da saliva, secreção ou contato com respingos de alguém infectado.

Não demorou muito para que o Covid-19 se espalhasse de forma extremamente rápida pelo mundo, da mesma forma que teve um aumento enorme na procura de equipamentos de proteção. Parte dos EPIs usados por profissionais de saúde pelo mundo são escudos faciais, ou mais conhecidos como Face Shield, usados para prevenir o respingo de gotículas e secreções infectadas. Continue lendo e saiba por que utilizar e como ele é fabricado.

Mas por que o Face Shield é tão utilizado?

Bom, logo após do Covid-19 ser declarado epidemia, a OMS destacou vários protocolos e ações de combate ao coronavírus, deixando claro que a forma de transmissão da doença era muito rápida.

Portanto, a utilização de proteção para evitar qualquer tipo de contato com olhos, boca e nariz é fortemente recomendado. Além obviamente dos óculos de proteção e das máscaras cirúrgicas já amplamente conhecidas, foi incorporado o Face Shield, como o nome mesmo diz, ele é um escudo de proteção para o rosto, que serve como um bloqueio para impedir que gotículas ou salivas entrem em contato com boca, olhos e nariz. Um outro grande benefício do Face Shield é que o usuário evita o contato das mãos com o rosto.

Como ele é fabricado?

O escudo de proteção facial deve ser fabricado em material transparente, com boa resistência mecânica, devendo ser reutilizável e higienizável. No mercado existem alguns materiais que atendem a essas características, como o Policarbonato, Polipropileno, acrílico e PET, por exemplo.

Por ser uma proteção utilizada durante todo o dia, deve ser leve, sem saliências ou extremidades afiadas que possam causar desconforto ou acidente ao usuário. Deve também ter meios de fixação que possam ser ajustáveis ao tamanho da cabeça e que seja de fácil colocação e remoção.

Qual a Norma ABNT para o Face Shield?

A Associação Brasileira de normas técnica, a ABNT, é responsável pela normatização técnica no Brasil de diversos tipos de EPIs. Ela utiliza padrões internacionais de qualidade e eficiência, tornando uniforme a fabricação de produtos no Brasil. A norma ABNT que determina essas características do Faceshield é a NBR ISO 13688 de 2017.

Ela determina os requisitos mínimos para padronização desse tipo de proteção, listadas abaixo:

Os protetores faciais não podem manter saliências, extremidades afiadas, ou algum tipo de defeitos que podem causar desconforto ao usuário.
Deve ser facilitada o ajuste ao usuário, para que permaneça estável durante a utilização.
O meio de fixação deve ser ajustável, ter no mínimo, 10 mm de largura sobre qualquer parte que possa estar em contato com o usuário.
O visor frontal deve ser fabricado em material transparente com dimensões mínimas de 240mm (Largura) 240mm (altura) e 0,5mm de espessura.

Onde encontrar?

Desde o início da pandemia, nós da AfixGraf iniciamos um amplo trabalho de pesquisa e desenvolvimento do Face Shield. Nosso objetivo é ajudar no atendimento e proteção dos profissionais da área de saúde, indústrias e qualquer tipo de comércio e serviços essenciais, de forma rápida e precisa, levando em consideração a velocidade da contaminação.

Um grande desafio então era combinar um produto de qualidade com baixo custo e alto volume de produção. Então, em conjunto com profissionais capacitados da saúde, desenvolvemos protótipos para diversos testes, até chegarmos no modelo final, que combina todas as características acima: qualidade, custo, volume.

O modelo desenvolvido pela Afixgraf atende a norma ABNT e a todas as necessidades expostas por esse time de profissionais. O nosso escudo facial é extremamente leve, confortável e seguro, produzido em acrílico e PP, materiais resistentes, duráveis e que podem ser facilmente higienizados e reutilizados.

Confira o Escudo Facial da Afixgraf e compre online em nossa loja:

Prevenção ao Coronavírus-cuidados básicos

O escudo facial é um acessório de proteção adicional e não deve ser utilizado como um EPI. Não recomendado como ÚNICA forma de proteção.

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
WhatsApp: (11) 94577-0955

Relações Públicas: Jesiane Queiroz

Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: