Tel: (11) 3217-7070

O que é Poliuretano (PU)? Tipos, Características e Aplicações

normas de segurança contra incêndio-

Para um produto ou peça voltada para a comunicação visual ser bem sucedida é essencial que o material escolhido para sua produção seja ideal para atender a todas as necessidades da aplicação da peça final. Por isso, nesse artigo vamos explicar o que o poliuretano, material pedrivertencente a um grupo de plásticos que aliam características de elastômero (propriedades de extensibilidade e de recuperação elástica) com possibilidade de transformação, devido à grande variação de durezas e flexibilidades possíveis de se estabelecer na sua formulação.

O poliuretano é um material desconhecido por muitos, porém está presente no cotidiano de todos, você sabia?
Denominado pela sigla PU, o poliuretano é um polímero que compreende uma cadeia de unidades conhecidas como “orgânicas” unidas por ligações uretânicas (possuem este nome porque são formados por unidades de uretano, ou carbamato). Resultante da reação química do isocianato e poliol, o poliuretano ganha versatilidade podendo configurar em inúmeros produtos e aplicações.

Origem

normas de segurança contra incêndio-

Com os efeitos irreversíveis e catastróficos da 2° guerra mundial e a falta de diversas matérias-primas no mercado, incluindo a borracha, e outros materiais mutáveis e flexíveis, pesquisas e desenvolvimento de produtos à base de uretana fizeram com que a tecnologia de poliuretano fosse expandida para o mundo, ficando conhecida por atender as necessidades de aplicações como fibras, adesivos, revestimentos anticorrosivos, elastômeros e espumas. Países como EUA e Inglaterra foram os grandes responsáveis por disseminarem as novas tecnologias desse material para o mundo.

Uma das invenções mais versáteis do século XX completa 75 anos em 2012 cada vez mais presente no nosso dia a dia. Criado em 1937, nos laboratórios da Bayer, em Leverkusen, Alemanha, pelo químico e professor Otto Bayer, o Poliuretano (PU) é hoje amplamente utilizado por vários segmentos da indústria: automotivo, da construção civil e de eletrodomésticos. É empregado também por fabricantes de materiais esportivos, embalagens e equipamentos médicos.

Diversidade de Aplicações

Comparado a outros materiais e aplicações, o Poliuretano (PU) possui um dos melhores custos benefícios do mercado, e oferece diversas formas de aplicações em sua totalidade. Graça a sua principal vantagem de ser uma dos materiais de menor peso, e com propriedades de grande resistência (cortes e rasgos) que vão desde a espumas macias até rodinhas de skates e patinetes.

No Brasil, o consumo se divide em diversos setores importante para economia, como Mineração, Petróleo, Ferrovias, embarcações navais, Automobilístico, entre outros

Desse modo a variedade dos poliuretanos é relativa. Ou seja, cada forma de utilização e aplicação tem seus atributos e deficiências. Desta forma o essencial, quando falamos em aplicações de um determinado projeto, é verificar cada tipo de Poliuretano (PU) e suas durabilidades e então selecionar o que melhor atende às necessidades da aplicação em questão proporcionando melhor custo benefício.

Dentre os tipos de Poliuretano (PU), temos os principais comercializados que dividem-se em:

Poliuretanos Fundidos

normas de segurança contra incêndio-

Fórmula química obtida pela mistura de dois produtos. Estes dois produtos são homogeneizados por meio de mistura manual ou automatizada. Posteriormente esta mistura é derramada em um molde que vai para estufa para cura e finalização da reação, finalmente podemos dar acabamento obtendo as medidas finais da peça.

A maior característica destes materiais são suas propriedades físicas que permite uma enorme Resistência a Abrasão de Inatividade reduzida, ou seja, menor tempo de máquina parada.

Boa tenacidade de baixo custo de molde na produção de peças especiais e uma grande capacidade de carga. Os poliuretanos fundidos são atualmente considerados como plásticos de engenharia, para fixação de esquadrias de alumínio de madeira e fechamento de alvenaria e são selecionados com base nas propriedades de cada tipo de poliuretano fundido.

Poliuretanos Rígidos e Flexíveis

normas de segurança contra incêndio-

São poliuretanos com células abertas e densidade que variam de 8 à 50 Kg/m³. Possuem ampla variação nas propriedades mecânicas, dependendo da formulação.

Diferentemente do PU fundido, o poliuretano flexível com espumas de PU não apresentam a pele que se obtém devido ao aprisionamento da mistura reacional durante a expansão num molde. Neste caso, a espuma é sempre laminada ou torneada, oferecendo maior flexibilidade e maciez.

No processo Rígido a densidades fica entre 150 Kg/m³ a 850 kg/m³. Com células microcelulares de estrutura rígida. Como exemplos, podemos citar: molduras e peças decorativas, painéis de caixas eletrônicos, peças técnicas automotivas, fabricação de protótipos em geral. Aplicados também em mobílias na imitação de madeiras e peças estruturais.

Poliuretanos Termoplásticos

normas de segurança contra incêndio-

O Poliuretano termoplástico pode estar na sua forma líquida, de espuma ou sólida, dependendo das necessidades de cada cliente e projeto. Independente da forma, esse plástico é bastante resistente e maleável podendo ser usado para variadas funções dentro dos processos industriais.

Esse tipo de plástico é utilizado em produtos para asma, equipamentos pneumáticos, buchas, roletes, roldanas, correias, perfis, e por sua altíssima qualidade pode também ser encontrado em tubos petrolíferos para a condução de petróleo e outros derivados.

Poliuretanos Adesivos

normas de segurança contra incêndio-

Na fórmula, o Poliuretano possui alto poder de adesão e fixação, o que garante o resultado ideal nas aplicações, inclusive em temperatura ambiente, por ser resistente à umidade o que é considerado sua principal vantagem.

Com fácil aplicabilidade e alto rendimento, ele reúne as qualidades perfeitas é ideal para projetos da construção civil ao automotivo, do moveleiro ao de bebidas. Como por exemplo, bastante utilizado para acabamento em pisos, trincas e fissuras, calhas, rufos, vidros, juntas de bacias sanitárias em geral.

Poliuretanos Resinados

normas de segurança contra incêndio-

O Poliuretano Resinado, que utilizamos nas etiquetas resinadas tem como objetivo proteção da gravação, realçar as cores de impressão e oferecer um acabamento estético muito harmonioso.

Esse tipo de etiqueta resinada é utilizada para identificar máquinas e equipamentos, assim como painéis de máquinas, etiquetas para carros, etiquetas para móveis e utensílios. Muito utilizado na indústria automotiva, eletroeletrônicos e comunicação visual a resina oferece também alta flexibilidade, transparência e brilho, sem TAK oferecendo então uma acabamento sofisticado, diferenciado.
Por ser um material com vantagens competitivas, o poliuretano termoplástico é bastante procurado por profissionais de indústrias de uma forma geral e possui uma alta flexibilidade, inclusive quando exposto à baixas temperaturas, e conta com uma ótima resistência à gorduras e óleos, por isso é usado em indústrias de alimentos para a condução dos mesmos.
É necessário a realização de uma pesquisa antes de comprar o poliuretano termoplástico, afinal, há muitas empresas no mercado especializadas em termoplásticos, mas poucas são confiáveis e investem na boa qualidade de tudo o que produz e vende para os clientes.

Afixgraf: Soluções em Poliuretano para atender a sua necessidade!

normas de segurança contra incêndio-

Conheça mais sobre o Poliuretano e a aplicação que a Afixgraf faz e, fique à vontade para nos contatar. Também oferecemos suporte para quem está iniciando novos negócios no segmento e deseja mais indicações de aplicações, fixações e materiais. Conte com nossos consultores!

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
WhatsApp: (11) 94577-0955

Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: