Tel: (11) 3217-7070

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas: 5 Dicas para Garantir a Segurança no Trabalho

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas - Topo

Muitos empreendedores enfrentam grandes desafios para colocar em prática normas técnicas do seu setor mercadológico, mas a prevenção e combate a incêndios nas empresas é tema comum a todos os setores e não deveria ser tão desafiadora… E a sua empresa? Tem aplicado da forma correta todas as normas exigidas para o combate a incêndio?

Conhecer essas normas técnicas; entender como funcionam os equipamentos e as placas de sinalização exigidas por lei para transformar o espaço físico da sua empresa em um ambiente de prevenção e combate a possíveis situações de risco com fogo, é essencial para proteger o seu patrimônio e garantir a segurança dos seus funcionários, os quais representam o capital humano que impulsiona os seus negócios.

A prevenção e combate a incêndios nas empresas é um tema de extrema importância e que raramente é lembrado pelos empreendedores. Acompanhe o texto a seguir e descubra quais as principais exigências do Corpo de Bombeiros, os equipamentos essenciais e a importância de uma sinalização eficiente para salvar vidas e proteger o seu negócio. Separamos nesse artigo dicas práticas que vão certamente ajudá-lo nessa tarefa. Vamos a elas:

Dica 1- A importância de uma avaliação do Corpo de Bombeiros para o seu estabelecimento

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas - Conteúdo

É muito importante que o Corpo de Bombeiros do seu estado realize uma vistoria do seu imóvel para avaliar os riscos de incêndio. Lembre-se sempre que a prevenção e combate incêndios nas empresas é essencial! Para que seu negócio obtenha o licenciamento para funcionar é necessário a realização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O Corpo de Bombeiros é o principal responsável pela prevenção e combate a incêndios nas empresas, além de também propor o controle de situações de pânico. Para obter mais informações sobre esse processo de licenciamento entre em contato com o Corpo de Bombeiros da sua região.

A partir das características de construção do imóvel, de seu tamanho físico e do volume de pessoas que circulam pelo espaço diariamente, a empresa é classificada como uma área de baixo ou alto risco de incêndio. O tipo de atividade desenvolvida também pode influenciar essa classificação, pois são previamente consideradas empresas de alto risco de incêndio, independentemente das características do imóvel, aquelas que desenvolvem atividades de boate, estádios, extração de minerais, fabricação de bebidas alcoólicas, educação infantil, atividades de rádio e tv, artes cênicas, atendimento hospitalar, dentre várias outras.

Dica 2- A CIPA e a Brigada de Incêndio podem salvar o seu negócio!

Prevenção a Combate a Incêndios nas Empresas - Incêndio Conteúdo

É importante constituir, entre os funcionários, uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e uma Brigada de Incêndio, coordenadas por um especialista em segurança do trabalho para auxiliarem no planejamento e execução da prevenção e combate a incêndios nas empresas. Tanto para a formação da CIPA como para a formação da Brigada de Incêndio, os funcionários devem passar por treinamentos específicos desenvolvidos por empresas especializadas. Cabe à empresa o bom senso de escolher profissionais capacitados para desenvolver treinamentos eficientes e que auxiliem de forma efetiva a prevenção diária no ambiente de trabalho. É importante, por exemplo, que os funcionários aprendam a utilizar corretamente o extintor de incêndio.

A função da CIPA é observar situações de risco no ambiente de trabalho, não só relacionadas ao fogo mas também relacionadas à saúde do trabalhador como um todo (física, mental e psicológica) e buscar medidas que eliminem ou pelos menos reduzam esses riscos. A CIPA deve prevenir doenças e acidentes decorrentes do trabalho. A NR5 é a norma regulamentadora que exige a existência da CIPA para toda empresa que apresente mais de 20 funcionários, sendo uma norma que auxilia muito a prevenção e combate a incêndios nas empresas.

A Brigada de Incêndio é um grupo formado por profissionais da empresa que serão treinados para agir em situações de risco com fogo, auxiliando na contenção do mesmo e evacuação do local, além auxiliar a empresa com a identificação de situações que representam risco de incêndio. A Brigada de Incêndio é regida pelas normas regulamentadoras NR20 e NR23 e a obrigatoriedade da Brigada de Incêndio varia entre os estados brasileiros, dependendo das instruções técnicas do Corpo de Bombeiros de cada região. É comum que empresas que apresentem mais de 20 funcionários tenham esse tipo de representatividade entre seus funcionários.

Assim como os bombeiros, os brigadista precisam ter equipamentos específicos que auxiliem na contenção do fogo em situações de perigo. Alguns desses equipamentos são:

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas Incêndio - Conteúdo

  • Lanternas
  • Luvas antichamas
  • Caneleiras,
  • Botas de cano alto,
  • Roupas compridas,
  • Capacete resistente a altas temperaturas,
  • Equipamentos de comunicação,
  • Equipamentos de proteção respiratória.

A empresa deve estimular a cultura de prevenção de acidentes entre seus funcionários para facilitar a aderência ao uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) e o desenvolvimento de planos de fuga eficazes, em caso de incêndio.

Dica 3 – Priorize a segurança contra incêndios: Evite multas e interdições!

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas Incêndio - Conteúdo

Situações que envolvem acidentes com fogo têm um alto potencial de destruição para o seu empreendimento, com possibilidade de perdas e danos irreversíveis, como: óbito de funcionários; danos ao meio ambiente por processos tóxicos gerados pela fumaça e fuligem; perda do patrimônio empresarial; além da paralisação da atividades por tempo indeterminado. Por esses motivos, e muitos outros, não seja negligente com a prevenção e combate a incêndios nas empresas.

Procure conhecer e dominar todas as normas técnicas que regem o seu setor mercadológico, assim como as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros para evitar a incidência de multas pesadas, processos de interdição do seu negócio e problemas de natureza trabalhista. Investir em um plano de prevenção e combate a incêndios nas empresas é primordial para a saúde e bom funcionamento, em todos os aspectos (financeiro, marketing, vendas, autoridade no mercado, etc) do seu negócio.

Dica 4- Quais são os principais equipamentos utilizados contra incêndios?

Prevenção a Combate a Incêndios nas Empresas Incêndio - Conteúdo

Os principais equipamentos utilizados no combate a incêndios nas empresas são: extintores, mangueiras de incêndio, portas corta-fogo, iluminação de emergência, detectores e alarmes de incêndio, sprinklers e sinalização de emergência. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre cada um deles.

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas Incêndio - Extintor

– Extintores:

são tubos pressurizados que apresentam a função de conter focos de incêndio, podendo ser constituídos por água, pó ou outros componentes químicos, sendo que cada um desses componentes atuam sobre uma causa diferente de propagação do fogo. A água é indicada para incêndios mais simples, como em madeira, tecido e papel. O pó químico é utilizado para controlar incêndios causados por líquidos inflamáveis. O gás carbônico é utilizado para conter incêndios provocados por equipamentos elétricos. Esse elemento é o mais comum e conhecido quando se trata da prevenção e combate a incêndios nas empresas

 

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas - Mangueiras de Incêndio

– Mangueiras de incêndio:

externamente são revestidas por poliéster e internamente por borracha sintética vulcanizada e apresentam três tipos de classificação. As do tipo I são indicadas para edifícios residenciais; as do tipo II são indicadas para prédios empresariais e indústrias. As do tipo III são utilizadas pelos bombeiros para controlar incêndios de grandes proporções.

 

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas - Porta Corta-Fogo

– Portas corta-fogo:

empregadas comumente em áreas de acesso às escadas dos edifícios, com o intuito de dificultar o alcance do fogo às escadas que normalmente fazem parte da rota de fuga nesse tipo de situação. Esse elemento é muito comum e conhecido quando se trata da prevenção e combate a incêndios nas empresas.

 

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas Iluminação de Emergência

– Iluminação de emergência:

todas as empresas que apresentam em seu espaço físico mais de dois pavimentos devem dispor de iluminação de emergência. Em casos de interrupção de energia, essa iluminação, comumente composta por sistemas em LED (light emitting diode), permanecem funcionando.

 

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas Incêndios - Alarme de Incêndio

– Detectores e alarmes de incêndio:

trata-se de dispositivos estrategicamente posicionados no ambiente empresarial capazes de identificar sinais de calor e fumaça, com consequente disparo de alarme para avisar sobre a possível situação de risco. Quando o alarme soa é recomendado que o local seja evacuado para posteriormente verificar a causa do disparo. Esses elementos sonoros são muito eficazes para a evacuação de ambientes quando se trata da prevenção e combate a incêndios nas empresas.

 

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas Incêndios - Sprinklers

– Sprinklers:

trata-se de um dispositivo metálico, estrategicamente posicionado no teto dos ambientes empresariais, que também apresenta um sensor de calor e/ou fumaça e que entra em ação a partir da liberação de água para o ambiente, como forma de conter o incêndio.

 

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas Incêndios - Sinalização de Emergência

– Sinalização de emergência:

planejar a sinalização de emergência, em conformidade com um plano de fuga eficiente, com as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros, e um layout adequado é essencial para salvar vidas e o patrimônio empresarial. Treine seu pessoal para interpretar adequadamente a linguagem padrão da sinalização e estarem prontos para colocar em ação os planos de prevenção e combate a incêndios nas empresas!

 

Dica 5 – Como escolher a sinalização de emergência contra incêndio?

Prevenção e Combate a Incêndios nas Empresas Incêndio - Conteúdo

É impossível pensar em um projeto de prevenção e combate a incêndios nas empresas sem planejar a sinalização contra incêndio. Essa sinalização é dividida em sinalização de rota de fuga, saída de emergência e sinalização de combate a incêndio. Para maiores detalhes, leia o texto “Como saber se o estabelecimento possui sistema de segurança de combate a incêndio?”. Essa sinalização tem a função de orientar rapidamente as pessoas que estão no ambiente de risco, de forma que possam encontrar com facilidade as saídas de emergência, acessos para cadeirantes, os equipamentos contra incêndio.

Os elementos de sinalização e suas partes devem atender aos requisitos de desempenho estabelecidos pela NBR 13.434 de 2005 e a Instrução Técnica Nº20 de 2005 (do Corpo de Bombeiros). Conheça mais detalhes sobre esse assunto lendo os seguintes textos: Saiba como implementar adequadamente as placas de sinalização de emergência” e Saiba se a sua empresa possui a sinalização de emergência adequada”.

Para promover a prevenção e combate a incêndios nas empresas é fator primordial que se priorize um fornecedor de placas fotoluminescentes experiente e com alta qualidade, pois uma vez que falte energia durante uma situação de risco, as placas devem continuar sendo visíveis no escuro para evitar tragédias. Placas com um bom acabamento, feitas em material durável, de fácil manutenção e diferenciadas da comunicação visual padrão da empresa (com o intuito de se destacarem e chamar a atenção quando necessário) são essenciais para uma sinalização contra incêndio de sucesso.

Você conhece a AfixGraf? Somos uma gráfica especialista em placas para sinalização de emergência contra incêndio. Entre em contato com um consultor e saiba como preparar a sua empresa para qualquer situação inesperada! Proteger o seu patrimônio é investir no crescimento dos seus negócios a partir da prevenção e combate a incêndios nas empresas!

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
WhatsApp: (11) 94577-0955

Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: