Tel: (11) 3217-7070

5 vantagens de investir em Placas de Patrimônio com Código de Barras!

Você sabe como realizar o controle patrimonial da sua empresa? Confira os benefícios de investir em Etiquetas com código de barras

No mercado atual existe uma gama muito grande de etiquetas para a identificação correta e para o controle patrimonial do material e/ou do maquinário existente na sua empresa. Além dos diferentes formatos, as etiquetas são feitas nos mais modernos materiais, incluindo o resistente e duradouro aço inox.

As etiquetas podem ser personalizadas e conter a impressão de QR Code ou código de barras permitindo uma identificação exata e mais rápida do patrimônio da sua empresa.

Neste post, a Afixgraf Soluções Gráficas apresenta um material completo com as funcionalidades do código de barras para o controle patrimonial, os modelos mais utilizados no mercado atual e as diversas opções de material e formato. Vamos conferir?


Como funciona a tecnologia do código de barras no controle patrimonial?

Placas de Patrimonio- Placas de patrimonio para controle de ativo imobilizado

As etiquetas com código de barras são as mais indicadas para o controle patrimonial. O código impresso na etiqueta é uma representação de cada item que foi cadastrado na contabilidade da empresa. Ou seja, é como se o código de barras fosse a impressão digital dos itens de patrimônio.

Quando a empresa tem etiquetas com código de barras nos itens de patrimônio, o controle fica muito mais fácil. A contagem é feita através de uma luz vermelha emitida por um scanner que, ao ser passada sobre a etiqueta, lê as informações e as transmite para o computador. Os dados, então, são armazenados na memória do computador e, posteriormente, transferidos para o sistema utilizado pela empresa para o controle patrimonial.

1. Modelos mais utilizados no Segmento

Placas de Patrimonio- modelos mais comuns utilizados no segmento de ativos

As etiquetas com código de barras são as mais utilizadas quando se fala em controle patrimonial. Inclusive, no âmbito privado, as normas da ISO 9000 indicam que as etiquetas de patrimônio tenham código de barras. Já na esfera pública, o Tribunal de Contas da União (TCU) também faz essa recomendação, pois através do código de barras o controle é bem mais eficaz e rápido.

Confira as principais características entre código de barras e Qr code , e invista no sistema de codificação mais adequado para seu projeto!

Já o QR Code, por sua vez, é mais utilizado em eventos e conferências que tenham a presença de muitos convidados e em cartões de visita, propagandas e pesquisas envolvendo diretamente os clientes.

2. Leitura mais otimizada dos dados: Economia de tempo no Inventário

Placas de Patrimonio - leitor de dados captando informações e compartilhando com aplicativo para melhor atualização de dados

O mundo moderno nos demanda agilidade nos processos. Seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, o tempo despendido com inventário patrimonial geralmente é relevante. Além do tempo, os custos com funcionários também são altos.

As etiquetas com código de barras para controle patrimonial surgiram há mais de 20 anos e têm como propósito principal a agilidade no processo, diminuindo exponencialmente o número de erros. Através da leitura por um scanner que passa diretamente os dados para um computador, o processo fica muito mais rápido e fácil, além disso para você que almeja economizar tempo e dinheiro, trocar etiquetas de todos os itens do patrimônio para etiquetas com código de barras é algo que deve ser feito urgentemente!

Além de economizar, o processo de contagem do inventário será muito mais eficaz!

3. Placas preparadas para expansão da empresa

Outra grande vantagem das placas de identificação patrimonial com código de barras é que elas são preparadas para a expansão da empresa. Como cada item tem uma identificação própria, basta você cadastrar no sistema novos itens quando eles são integrados ao patrimônio da empresa.

Você não precisa gastar tempo revendo os itens antigos que estão no seu inventário já que o código de barras é a identificação individual de cada um. O mesmo funciona para os casos de saída de itens do inventário da empresa, basta você lê-lo com o scanner e retirá-lo do patrimônio.

4. Compatível com diversos tipos de leitores e softwares

Placas de Patrimonio -  Leitor de código de barras

Como o código de barras já é utilizado há muito tempo, os leitores e softwares existentes no mercado são compatíveis com todos os computadores. Você precisará adquirir, apenas, um leitor de código de barras para realizar o controle patrimonial na sua empresa.

É um processo extremamente fácil de ser realizado e que trará muitos benefícios para a sua empresa.

5. Diversidade de opções de materiais e formatos

Placas de Patrimonio - Diversidade nos materiais para as mais variadas aplicações

As placas de identificação patrimonial com código de barras podem ser produzidas em diferentes materiais como: alumínio, aço inox e poliéster, policarbonato, bopp e casca de ovo.

Na hora da escolha do material, é importante que você leve em consideração a vida útil do bem que receberá a etiqueta. Em maquinários, por exemplo, que têm uma vida útil de mais de 20 anos, você deve utilizar etiquetas em alumínio ou em aço inox.

  • Etiquetas em alumínio: são leves, resistentes e de fácil aplicação. O alumínio é um material de alta durabilidade.
  • Etiquetas em aço inox: são altamente resistentes, indicadas para etiquetar materiais que ficam em ambientes externos e que sofrem com a ação do tempo.
  • Etiquetas em poliéster: são menos resistentes e são indicadas para aplicação em superfícies curvadas, onde o material precisa se moldar.

5.1 Tamanho das etiquetas

Além do material utilizado, o tamanho escolhido para as etiquetas de controle patrimonial também é importante. Você vai precisar de espaço para o código de barras, o logotipo e a numeração.

Você precisará considerar, ainda, como a etiqueta será fixada, ou seja, se você fizer grandes etiquetas será difícil padronizar o local de fixação em todos os materiais.

A padronização é importante, pois ela ajudará a diminuir o tempo na hora de procurar pela etiqueta. Por isso, padronize as etiquetas em tamanho e fixe-as sempre no mesmo local.

Os modelos mais recomendados na grande maioria são: 40×20cm e de 46×15cm.

5.2 Diferentes formatos

Quanto aos formatos, você pode optar por etiquetas retangulares ou em semicírculos. As retangulares são as mais usuais. Já o formato semicírculo pode trazer um pouco mais de sofisticação e ser utilizado em etiquetas que fiquem aparentes, como em computadores, mesas, cadeiras e materiais de escritório, por exemplo.

Conte com a experiência de quem já produziu 8.588.687 de etiquetas patrimoniais para mais de 1460 clientes!

A AfixGraf Soluções Gráficas é especialista na confecção de placas de patrimônio com código de barras. Nossa empresa conta, ainda, com impressão digital UV líder no mercado.

Entre em contato e consulte-nos para garantir o melhor para o seu negócio. Invista em novas soluções para o controle patrimonial da sua empresa!

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
Relações Públicas: Jesiane Queiroz
WhatsApp: (11) 94577-0955


Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: