Tel: (11) 3217-7070

7 Tipos de Placas para Inventário Patrimonial

O primeiro passo do planejamento para realizar o inventário patrimonial, é definir o tipo de placas ou etiquetas que serão utilizadas. Diante de tantas opções oferecidas no mercado, a pergunta crucial é: Qual placa para inventário patrimonial é a mais adequada para a minha necessidade?

É necessário ponderar alguns pontos antes da escolha, como:

  • Local de aplicação;
  • Prazo de durabilidade do ativo;
  • Anatomia da superfície de fixação;
  • Exposição a intempéries.

Temos diferentes soluções para cada necessidade, as quais listamos abaixo para lhe ajudar na escolha do modelo mais eficiente:

01 – Placas de Patrimônio em Alumínio

As placas patrimoniais em alumínio são as mais tradicionais, amplamente utilizadas para a finalidade de identificação patrimonial devido ao seu custo / benefício.
Elas são duráveis em ambientes não agressivos (durabilidade superior a 10 anos), e é o padrão mais utilizado pelas empresas em geral para este tipo de identificação.

A desvantagem das placas de alumínio é que não possuem a flexibilidade necessária a superfícies curvas, não são muito maleáveis.

02 – Placas de Patrimônio em Aço Inox

As placas de patrimônio em aço inox são geralmente utilizadas em ambientes agressivos, ambientes extremos por não serem impressas. A gravação nas placas é realizada por meio de foto corrosão química, então não há riscos de perda das informações, mesmo a longo prazo.

A durabilidade é extensa com expectativa média de 30 anos, são muito utilizadas em indústria (área fabril), em objetos que são muito manuseados ou quando o ativo fica exposto permanentemente a intempéries do tempo.
A desvantagem deste tipo de placa é o alto custo devido ao processo mais complexo de produção e matéria prima com custo mais elevado.

03 – Etiquetas Patrimoniais em Poliéster

Inventário Patrimonial - Placas de Poliester

Indicadas para ambientes internos, ambientes mais “amenos”. Ainda assim, neste tipo de ambientes, a durabilidade média do poliéster representa 1/3 se comparado ao alumínio.

Assim, as maiores vantagens do poliéster são a maleabilidade do material flexível, que permite que as etiquetas sejam fixadas em superfícies com curvatura e arredondadas, além do custo mais baixo.
No entanto, não é indicada para uma identificação visando o longo prazo e o ponto negativo é que, podem ser retiradas com mais facilidade, ou seja, em ambientes que tem muito acesso de pessoas, seu uso não é recomendado.

04 – Etiquetas de Patrimônio RFID

Para implantação das Tags de RFID é necessário um planejamento cuidadoso e adequado, de modo a não deixar que nenhum imobilizado do inventário fique sem a identificação.

A grande vantagem do uso das etiquetas RFID no controle patrimonial, é a leitura em lote, ou seja, a leitura de vários bens de uma só vez, otimizando o tempo de realização do inventário e o processo de revisão física do imobilizado.

Quando a implantação não é realizada de forma minuciosa, ao invés de ser um facilitador pode tornar-se um problema quando alguns itens ficam sem as etiquetas. Neste caso, a vantagem de leitura em lote torna-se praticamente nula, pois haverá a necessidade de contagem individual destes itens que ficaram sem as tags.

Dependendo do tipo de etiqueta e do equipamento de coleta, é possível realizar a leitura a um raio de 1 ou até 2 metros de distância otimizando muito o tempo para realizar o inventário.

A desvantagem é o alto custo para implantação deste sistema, mas a longo prazo, para uma identificação rápida e eficaz, claro, tendo um bom planejamento; para uma empresa que possui uma quantidade grande de ativos, pode ser vantajoso porque as revisões físicas serão muito mais ágeis e efetivas devido a leitura simultânea que as etiquetas RFID oferecem.

05 – Etiquetas Patrimoniais em Void

As etiquetas Void são basicamente etiquetas em poliéster, porém com a função de “comunicar “quando o imobilizado foi violado. Quando são retiradas, deixam na superfície do objeto a mensagem “Void” ou violado.
A desvantagem deste material são as mesmas do poliéster e são muito utilizadas em casos que é necessário identificar quando a etiqueta é retirada.

06 – Etiquetas Patrimoniais casca de ovo

Tem basicamente a mesma função das etiquetas Void, no entanto, quando há a tentativa de violação, ela se rompe em pequenos fragmentos, dificultando muito a remoção e evidenciando a tentativa de retirada da etiqueta.
A desvantagem é que se trata de uma etiqueta de papel, então desgasta, suja e molha, possuindo baixa durabilidade.

07 – Etiquetas em policarbonato

Inventário Patrimonial - Etiquetas de Policarbonato para maquinas

O policarbonato é o material flexível mais durável que oferecemos. A impressão invertida fica protegida no filme plástico, evitando assim exposição e conferindo a maior durabilidade possível.
Pode ser fixado tanto em superfícies planas como arredondadas devido a flexibilidade.

A desvantagem deste material é o custo um pouco mais elevado se comparado ao alumínio,confira mais sobre este material e suas aplicações e vantagens.

Fixação das etiquetas patrimoniais

Em relação a fixação, as etiquetas flexíveis são auto adesivas, então dispensam outros métodos.

Já as de alumínio e aço inox, possuem algumas outras opções, relativas ao tipo de ambiente e necessidade:

  • Cola de junta para motor: é a forma de fixação que indicamos para ambientes agressivos, no entanto a desvantagem é que o manuseio deve ser mais delicado para evitar manchar os ativos, utilizando uma quantidade excessiva de cola.
  • Adesivo dupla face: é a forma mais rápida e prática de fixar, mas deve-se observar também alguns cuidados para ter uma fixação mais efetiva, como: a superfície deve estar livre de poeira, é necessário cuidado para não tocar na superfície colante para que não perca o seu poder de fixação.
  • Rebites: Não fornecemos os rebites mas, enviamos as placas já furadas para utilização dos rebites. É muito indicado para ambientes agressivos.

Conheça a AfixGraf e faça a escolha correta na hora de investir em Etiquetas de Patrimônio para seu negócio!

Sabemos o quão desafiador é iniciar o inventário patrimonial. São muitas opções e isso traz ainda mais dúvidas do que realmente é a melhor decisão.
Somos experts no assunto.

Estamos há quase 13 anos no mercado e podemos lhe ajudar com isso! Acesse nosso site
Caso não tenha encontrado todas as respostas neste artigo, não deixe de entrar em contato conosco. O nosso objetivo sempre será encontrar as melhores soluções para atender às suas necessidades.

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
Relações Públicas: Jesiane Queiroz
WhatsApp: (11) 94577-0955


Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: