Tel: (11) 3217-7070

O que é CMYK? Conceito, Quando Usar e Diferenças para Outros Padrões de Cores

O que é CMYK - Topo

Se em algum momento você precisou realizar uma impressão profissional, talvez você já tenha ouvido falar da sigla CMYK, mas você sabe o significado dela? 

Para esclarecer essa dúvida que é bastante comum entre nossos clientes e leitores, vamos trazer nesse artigo tudo sobre esse sistema de cores, seu significado e aplicações. Vamos lá?

O que é CMYK?

O que é CMYK - Conteúdo

O CMYK é uma abreviação do sistema formado pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto (Black), ela é uma cor subtrativa, ou seja, ao falarmos de cores, temos que diferenciar duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento. 

Ficou confuso? Calma, vamos explicar melhor!

A cor luz, traz basicamente “emissão de luz”, ou seja quando se trata de “cor luz “, a formação das demais cores deve-se à um processo que chamamos de síntese aditiva ou ainda, como “Cores Aditivas” que é mais conhecida como “RGB” (Veja tudo sobre o RGB aqui).

Já a cor pigmento se refere a cor refletida por um objeto, isto é, a cor que o olho humano percebe. A tinta é a substância na qual pigmentos são concentrados e usados para imitar o fenômeno da cor-luz. O pigmento surge extraído da natureza, em materiais de origem vegetal, animal ou mineral. 

O sistema de cores CMYK é uma cor pigmento. As cores pigmento, como o nome sugere, são formadas de pigmentos sólidos que quando sobrepostos tendem a ficar cada vez mais escuros. Isso acontece porque a cor que vemos é apenas um reflexo da luz que incide sobre o pigmento, e uma vez sobrepostos esses pigmentos refletem menos luz, até haver uma ausência total dela, que é o preto. Essas quatro cores, são as mais importantes no mundo da impressão gráfica .  

Assim, o CMYK trata-se na verdade de um sistema de cores utilizado para impressão no mundo todo. Ele é usado em indústrias de impressão de revistas, jornais, livros, camisas, convites, faixas, entre outros materiais impressos. Podemos afirmar aqui, que as cores CMYK são a melhor alternativa quando o projeto for direcionado para impressão.

Fique atento para a variação entre RGB e CMYK

O que é CMYK - Conteúdo

Mas agora um desafio para você, como transformar aquela amarelo brilhante ou então aquele rosa encantador da tela do seu computador numa versão impressa com sucesso e sem surpresas que não cause a sua frustração ou a insatisfação do seu cliente? 

Realmente é muito desafiador atender todos esses detalhes, sem provocar alterações em todo seu projeto. É um defeito comum causado pelo RGB, o desencaixe de cores e textos com cores brilhantes e fortes, para uma saída opaca e sem brilho. É possível ainda que você converta o modo de cor do seu documento utilizando softwares confiáveis próprios de edição para conversão. Dessa forma você é capaz de analisar diferenças e fazer as alterações necessárias antes de realmente converter o arquivo RGB para CMYK.   

Além disso, uma boa dica para evitar esse tipo de problema é pedir para que sua gráfica, ou para seu fornecedor de impressões que avalie seu perfil de cores,  por isso é importante contar com uma qualidade excelente e um cuidado específico para seu projeto.

Afixgraf: Soluções com qualidade de impressão garantidas!

A AfixGraf busca trazer soluções para seus serviços e consequentemente o melhor para seus clientes. Através dessa característica, o nível de produtividade da equipe no processo é muito maior do que nas formas tradicionais de impressão o que nos possibilita oferecer ainda mais benefícios e custo em qualquer projeto! 

Além disso contamos com uma vasto resultado de qualidade de impressão com altas tecnologias do mercado em nossos projetos. Permita-se surpreender positivamente com nossa Impressão! Conte com a AfixGraf para alavancar os seus negócios!

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
WhatsApp: (11) 94577-0955

Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: