Tel: (11) 3217-7070

Sangria de Impressão: O que é, Para que Serve e Como Fazer

Sangria de Impressão-duvidas sobre sangria
Relações Públicas: Jesiane Queiroz

Ao confeccionar um arquivo para impressão é comum surgir a dúvida sobre como prepará-lo para garantir que ele fique conforme desejado, garantindo assim a qualidade do seu projeto. Então, por onde começar antes de fechar um arquivo para impressão?
Dentre estes diversos detalhes que devem ser verificados no momento da preparação de um arquivo para impressão, com toda certeza, a sangria é um dos pontos mais importantes para que o material produzido tenha qualidade.
Utilizada para auxiliar o processo de fechamento em gráficas e delimitar corretamente os limites dos materiais impressão que serão colocados, a sangria nada mais é a conferência e registros que impressão do material será cortado no tamanho correto.

De modo geral, a Sangria é um método que faz toda a diferença no resultado, oferecendo o máximo de qualidade e, ao mesmo tempo, minimizando as possibilidades de erro da impressão.
Por isso, para te ajudar a entender como aplicar a sangria corretamente, nesse artigo vamos explicar tudo sobre essa técnica, como aplicá-la e sua diferença para a marca de corte e de segurança. Continue lendo e confira!

Sangria de Impressão: Essencial e Indispensável

Sangria de Impressão-computador com artes para fechamento de impressão

Realizar a sangria de um arquivo criado, é nada mais que permitir que exista uma área de segurança, garantido que os elementos de arte do arquivo não ultrapassem os limites da página para que, quando cortado após a impressão esses componentes não sejam prejudicados.

Para ter a certeza que a confeccção da sangria está perfeita, é necessário que, no momento da elaboração do arquivo, seja respeitada a marca de corte. Quando cortamos o material impresso, pode haver uma variação e, por isso, o produtor gráfico ou profissional responsável, deve usar a técnica de sangria do arquivo para uma boa qualidade.

As marcas de impressão, dividem-se em três tipos:

Sangria de Impressão
Sangria de Impressão-Marcas de Sangria[/custom_frame_center]

Margem é uma medida que precisa ser considerada dentro dos limites de corte do arquivo, ela em sua grande maioria serve para que no momento do refile(corte), haja uma variação no corte de pequenos milímetros, ou seja, sabe aquela margem branca que fica após o corte quando não existe uma “margem” que denota a falha no acabamento?
Pois então, por padrão, costumamos usar uma sangria para que esse tipo de margem seja tirada de forma linear ao corte sem deixar falhas de alinhamento e sobras.

Marca de corte
Sangria de Impressão-Marcas de Corte

A marca de corte é uma marca de impressão de grande importância durante o fechamento. O seu objetivo é direcionar o refile e, mas é extremamente importante também no momento da impressão, pois o impressor usa as marcas para auxiliar no registro de impressão, ou seja, para fazer com que cada cor seja impresso no local exato do papel..

Uma curiosidade legal, desconhecida por muitos, é que os programas de saída gráfica como Corel Draw, InDesign e Illustrator conseguem colocar as marcas automaticamente no momento do fechamento do arquivo.

Marcas de Segurança
Sangria de Impressão-Marcas de Segurança

Ela é fundamental para dar mais qualidade aos materiais gráficos que a empresa imprime. A Margem de Segurança é uma área um pouco mais a dentro da Margem de Corte. Outro fato importante é, não colocar imagens ou informações importantes na área que fica entre a margem de segurança e de corte, pois ela sofre o risco de ficar fora da produção final.
Para não ter erro na hora de configurar a sangria e a margem de segurança, é essencial que você verifique com a sua gráfica parceira qual é o gabarito utilizado para cada material impresso.

Afixgraf: Soluções com qualidade de impressão garantidas!

A Afixgraf preocupa-se inteiramente com todos esses elementos em sua produção. Estas recomendações que citamos, permitem que você assegure de que não haverá cortes indesejados em sua arte. Temos uma equipe especializada que irá atendê-lo da melhor forma, e com dedicação conforme suas necessidades!

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
WhatsApp: (11) 94577-0955

Relações Públicas: Jesiane Queiroz

Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: