Tel: (11) 3217-7070

Acrílico ou Vidro? Diferenças, Preços e Vantagens de Cada Material

Acrílico ou Vidro - Topo

Na hora de montar um projeto de comunicação visual, é comum surgir muitas dúvidas a respeito de qual material utilizar, quais as características, vantagens e desvantagens de cada um. Afinal, são muitas opções não é mesmo?

Aqui na Afixgraf recebemos frequentemente questionamentos de clientes que estão indecisos sobre qual material escolher.

Por isso, neste artigo vamos abordar todos os detalhes sobre o Acrílico e o Vidro para que você tenha mais segurança para decidir o material que melhor atenderá as necessidades do seu projeto. Continue lendo e confira! 

O que é o Vidro? 

Acrílico ou Vidro - Conteúdo

Por ser um material muito sofisticado, resistente e de fácil limpeza, o vidro tem uma ampla aplicação em painéis de comunicação visual para recepções, escritório, salas de espera, salas de reunião e até mesmo para fachadas. 

Mas, afinal do que é composto o vidro?

Em ciência dos materiais o vidro é uma substância sólida e amorfa, que apresenta temperatura de transição vítrea. No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.

Simplificando, o vidro é formado basicamente de matérias-primas naturais e abundantes na natureza (areia, barrilha e calcário). É um material totalmente ecológico e o único no mundo 100% reciclável. O apelo sustentável é enorme, pois em sua produção são utilizados cacos de outros vidros, reduzindo o consumo de energia e matéria prima.

Uma dica importante: dê preferência ao vidro temperado, porque ele recebe um tratamento térmico a uma alta temperatura ou um tratamento químico que altera as propriedades de rigidez conferindo ao material uma resistência muito maior que o vidro comum.

Outro detalhe importante é que caso seja danificado, o vidro temperado se estilhaça em pequenos fragmentos tornando-o menos passível de causar lesão nas pessoas ao redor. Sendo assim ele deve ser uma escolha certa quando falamos de ambiente com fluxo de pessoas, como uma recepção, ou uma sala de espera, por exemplo.

O que é Acrílico? 

Acrílico ou Vidro - Conteúdo

Já o acrílico é um material mais versátil, por ser facilmente cortado a laser ou Router CNC, é o material mais utilizado para comunicação visual, e com ampla aplicação para identificação interna, painéis de máquina, botoeiras, viseiras, entre outros.

Suas propriedades termoplásticas permitem que ele seja moldado ou dobrado com o calor, ampliando assim sua utilização também para fabricação de placas de sinalização, letra caixa, troféus, displays de toda espécie (displays de mesa, displays de porta, display de chão para porta folders, Take one, etc).

Mas, do que é feito o acrílico?

Acrílico ou Vidro - Conteúdo

O acrílico é um material termoplástico rígido, transparente e incolor (podendo ser adicionado pigmento para deixá-lo colorido). Pode ser classificado como um dos polímeros mais modernos e com maior qualidade do mercado, por sua facilidade de adquirir formas, por sua leveza e alta resistência, uma resistência maior do que até mesmo o vidro. 

Quer saber mais sobre o acrílico? Confira o artigo "O que é Acrílico? Tudo sobre esse Material e suas Aplicações"

Vidro X Acrílico: Durabilidade e Resistência

O vidro é um material extremamente resistente, porém mais delicado do que o acrílico, principalmente no manuseio. Pode trincar e quebrar completamente com uma simples batida nos cantos. 

Por outro lado o acrílico é mais sensível a arranhões. Se a limpeza não for feita com um espanador ou uma flanela, qualquer outro tecido poderá formar micro riscos, que com o tempo deixarão o acrílico com aspecto fosco, no entanto, ainda assim é possível ser polido novamente. 

Espessuras e Tipo de Aplicações Indicadas

Tanto o acrílico quanto o vidro possuem diversas opções de espessuras do material, sendo que cada uma delas é mais indicada para cada tipo de peça, local de aplicação ou imagem que se deseja transmitir ao público. Confira abaixo as espessuras de cada material e seus usos mais indicados.

• Espessuras do Vidro:

6mm: Indicado para Painéis a partir de 100cm.
8mm: Indicado para Painéis menores de 100cm.
10mm: Indicado para Painéis e Totens em áreas públicas com grande circulação de pessoas, devido ao risco de vandalismo.

• Espessuras do Acrílico:

2mm / 4mm: Indicado para placas pequenas, identificação de painéis, botoeiras, visores, letras recortadas, displays.
6mm: Indicado para Painéis maiores que 100 cm, podendo também ser utilizados para letras recortadas, identificação de painéis e Troféus.
10mm: Indicado para Letras recortadas, Totens, Troféus.
Fonte: Wikipedia, Verallia 

Acrílico ou Vidro: Qual o mais barato?

Em termos de valores do material, na mesma proporção, o vidro tem um custo abaixo em relação ao acrílico. Porém, quando se leva em conta todo o projeto de comunicação visual, podemos afirmar que para a grande maioria das finalidades o uso do acrílico apresenta um melhor custo-benefício, sendo que a economia pode chegar a 40% dependendo do projeto. 

Isso porque o acrílico demanda menos tempo de fabricação, instalação e tem uma manuseio mais fácil que as peças de vidro, além disso apresenta uma melhor resistência e durabilidade, sendo um melhor investimento no longo prazo. 

Acrílico ou Vidro: Vantagens e Desvantagens de Cada Material

Como cada projeto possui suas particularidades e características, elaboramos uma tabela comparativa entre as vantagens e desvantagens de cada material, confira:

Vidro ou Acrílico - Infográfico

Afinal, Acrílico ou Vidro? O que escolher para o seu projeto?

Conforme apresentamos, existem muitas diferenças entre os materiais e escolher qual é o melhor depende do tipo de peça a ser produzida, prazo que se dispõe, bem como qual será a finalidade, local de instalação e quais atributos que se deseja agregar na peça final. 

É importante levar em conta que muitas vezes, mesmo um material sendo mais caro ou mais em conta que outro, outras questões como a durabilidade e resistência devem ser levados em conta para se avaliar o custo-benefício, pensando no curto e longo prazo, de um projeto de comunicação visual. Assim, para uma escolha mais assertiva é necessário avaliar todas as características do seu projeto e levar em conta as propriedades de cada um dos materiais disponíveis.

Afixgraf: Soluções em Comunicação Visual em Vidro e Acrílico

A Afixgraf dispõe de soluções em comunicação visual utilizando tanto o acrílico quanto o vidro, desde Displays e Troféus de Acrílico à Painéis de Vidro para Recepção. Nossa equipe está preparada para lhe fornecer um atendimento completo e consultivo e lhe orientar para elaborar um projeto que atenda as necessidades da sua comunicação visual. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
WhatsApp: (11) 94577-0955

Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: