Telefone: (11) 3217-7070

Manual de Sinalização de Emergência

Manual de Sinalização de Emergência

Saiba se a sua empresa possui a Sinalização de Emergência adequada

Obrigatório para todo o tipo de comércio, condomínio ou locais de grande circulação, a sinalização de emergência possui regras estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com a instrução técnica Nº20/2004. Com a finalidade de reduzir as ocorrências de incêndios, alertar sobre os riscos e garantir que sejam adotadas ações adequadas á situações de perigo, além de orientar ações de combate, localização de equipamentos contra incêndio e rotas de fuga/emergência.

De acordo com a instrução técnica, a sinalização de emergência se divide em dois grupos: sinalização básica e complementar.

Sinalização Básica

A sinalização básica é o conjunto mínimo da sinalização obrigatória a todos os estabelecimentos. Fazem parte da sinalização básica os avisos de proibição, alerta, orientação e salvamento, e de equipamentos.
Manual de Sinalização de Emergência - extintor

  • Proibição: Proibir e coibir ações capazes de iniciar um incêndio ou o seu agravamento.
  • Alerta: Alertar sobre áreas e materiais com alto potencial de risco de incêndio, explosões, choques elétricos e contaminação por produtos perigosos.
  • Orientação e Salvamento: Indicar rotas de saídas e fugas.
  • Equipamentos: Indicar a localização e os tipos de equipamentos de combate á incêndio, além de indicar alarmes disponíveis no local.

Sinalização Complementar

A sinalização de emergência complementar é feita com o intuito de complementar a sinalização básica, diminuindo os riscos. Indicam rotas de fuga, alertam sobre obstáculos no caminho, sinalizam sistemas hidráulicos fixos (combate á incêndios), o armazenamento de produtos perigosos, entre outros.
Manual de Sinalização de Emergência - direção da rota de fuga

  • Rota de saída: Indicam o trajeto completo, com rotas de fuga, até a saída de emergência, também chamada de indicação continuada.
  • Obstáculos: Indicam obstáculos na rota de fuga, como pilares, arestas de paredes e vigas, desníveis, degraus, entre outros.
  • Sistemas Hidráulicos: Identificam as tubulações fixas e acessórios utilizados para o sistema de hidrantes e chuveiros automáticos.

Sinalização Personalizada

Manual de Sinalização de Emergência - rota de fuga
Sinalização de emergência personalizada, são as placas de sinalização para necessidades especiais, como exemplo a sinalização de medidas de proteção contra incêndio existentes no local, sinalização em diferentes línguas estrangeiras, ou a aplicação de textos diferentes.

Quando houver a necessidade das placas de sinalizações em outras línguas, estas devem ser complementares, sem retirar os textos da língua portuguesa.

Sua empresa está sinalizando adequadamente?

Manual de Sinalização - Saída de Emergência Escada
Conheça a linha de Sinalização de Emergência da AfixGraf: Placas de IncêndioPlacas Fotoluminescentes de Saída de Emergência. Caso tenha necessidade de modelo personalizado, solicite um orçamento, fazemos todo tipo de placa personalizada.

Tem dúvidas se a sua sinalização está adequada? Exponha sua pergunta, podemos ajudar na correta aplicação de cada placa!

Compartilhe esse conteúdo, a sua colaboração pode ajudar outras pessoas a indicar corretamente e evitar muitos acidentes.

2 Comentários
  1. bom dia, tem regra para sinalizar as empresas como saida de emergencia por mais que a empresa seja pequena (pequeno porte) a necessidade de colocar placas??

    • Boa tarde Suzana,

      Sim, independente do tamanho da empresa, deve ser sinalizada seguindo a NBR 13434.
      Para um estudo mais detalhado, você pode solicitar uma visita técnica de uma empresa de segurança do trabalho e posteriormente laudo do bombeiro.

      Clique aqui para visualizar a NBR 13.434 na integra.

      Atenciosamente,
      Equipe AfixGraf

Deixe um Comentário