Tel: (11) 3217-7070

Implementação e Requisitos para as Placas de Sinalização de Emergência

Implementação e Requisitos para as Placas de Sinalização de Emergência

Saiba como Implementar adequadamente as Placas de Sinalização de Emergência

Dando continuidade ao Manual de Sinalização de Emergência, neste artigo iremos abordar tudo relacionado à correta implementação da sinalização de acordo com as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.

As placas de sinalização de emergência devem ser implantadas em função das características especificas do local, do uso e dos riscos existentes.

Sinalizações de Proibição e Alertas

As sinalizações de proibição e alertas devem ser instaladas em local visível, a uma altura de 1,80m, medida do piso até a base da sinalização e devem ser distribuídas em mais de um ponto dentro da área de risco.(Fig.01)

Implementação e Requisitos para as Placas de Sinalização de Emergência

Fig.01 – Proibição e Alertas

Sinalizações de Orientação e Salvamento

Já as sinalizações de orientação e salvamento devem assinalar todas as mudanças de direção, saídas, escadas, entre outros, devendo ser fixadas a uma altura visível a todos, bem como a sinalização de equipamentos de combate, que deve estar fixada acima dos equipamentos, ou apontada durante o trajeto da rota de fuga (Fig.02).

Placas de sinalizações de Orientação e Salvamento

Fig. 02 – Orientação e Salvamento

Requisitos de Implementação:

Todas as placas de sinalização de emergência devem se destacar em relação às demais placas ou adereços da comunicação visual do local, não podendo ser neutralizadas pela decoração ou cores e acabamentos nas paredes. Obrigatoriamente precisam estar fixadas em locais de alta visibilidade e de circulação, como corredores.

Placas de Sinalizações de EmergênciaAs sinalizações destinadas à orientação e salvamento devem ser produzidas com materiais fotoluminescentes (de acordo com a norma DIN 67510), em materiais de alta resistência, com espessura mínima, evitando possíveis irregularidades na superfície.

Tem dúvidas se você implementou corretamente a sinalização de emergência na sua empresa? Exponha sua pergunta, podemos ajudar na correta aplicação de cada placa!

20 Comentários
  1. Boa tarde.

    Gostaria de tirar algumas dúvidas, sobre sinalização, na edificação que trabalho não temos escada de emergência, apenas de uso misto, no total de 3 ( três ) por andar, as dúvidas são: temos uma escada
    que fica no centro do andar sendo a única toda fechada, enquanto as outras nas extremidade nos laços dos andares são aberta, por isso em questão de ventilação e acumulo de fumaça como exemplo, a escada fechada foi adotado como escada de emergência, então toda sinalização estar direcionada apenas para escada central, a pergunta seria o raciocínio esta correto ou deveria direcionar para outras.

    • Olá Flávio,

      Recomendamos que você procure o Corpo de Bombeiros ou a empresa de segurança do trabalho que cuida do edifício que você trabalha. Para responder a sua dúvida, é necessária uma vistoria técnica pelo Corpo de Bombeiros para melhor direcionamento e orientações de como você deve proceder em relação a sinalização.

      No próprio site do Corpo de Bombeiros eles orientam os procedimentos para regular edificações e solicitar vistoria do Corpo de Bombeiros. Acesse para mais informações: http://www.ccb.polmil.sp.gov.br/

      Atenciosamente,
      Equipe AfixGraf

  2. Bom dia,

    A fixação das placas de sinalização podem ser feitas com fita dupla face ou a norma exige em material diferente para fixação.

    • Olá Gilberto,

      A fixação pode ser feita com dupla-face sim, porém em alguns substratos a dupla-face pode não ser suficiente, nesses casos é necessário aplicar cola ou até mesmo parafusar/rebitar.

      Atenciosamente,
      Equipe AfixGraf

  3. Qual altura deve ser fixada a placa indicando uma escada?

    • Olá Elaine,

      Conforme INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 20/2004:

      a) A sinalização de portas de saída de emergência deve ser localizada imediatamente acima das portas, no máximo a 0,10m da verga, ou diretamente na folha da porta, centralizada a uma altura de 1,80m medida do piso acabado à base da sinalização;

      b) A sinalização de orientação das rotas de saída deve ser localizada de modo que a distância de percurso de qualquer ponto da rota de saída até a sinalização seja de, no máximo, 15m. Adicionalmente, esta também deve ser instalada, de forma
      que na direção de saída de qualquer ponto seja possível visualizar o ponto seguinte, respeitado o limite máximo de 30,0m. A sinalização deve ser instalada de modo que a sua base esteja a 1,80m do piso acabado;

      c) A sinalização de identificação dos pavimentos no interior da caixa de escada de emergência deve estar a uma altura de 1,80 m medido do piso acabado à base da sinalização, instalada junto à parede, sobre o patamar de acesso de cada pavimento, de tal forma a ser visualizada em ambos os sentidos da escada (subida e descida).

      Conforme imagem abaixo:
      Sinalizacao-Saida-Emergencia

      Atenciosamente,
      Equipe AfixGraf

  4. Alguns sites informam que as placas de identificação dos extintores devem ser colocadas à uma altura do piso à base de 1,80m… já outros dizem 2,10m… qual o correto para uma plaqueta de 15×15? Há distinção em caso de espaços maiores?

    • Olá Mateus,

      Conforme: INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 20/2004:

      Item 6.1.4 Sinalização de equipamentos de combate a incêndio
      A sinalização apropriada de equipamentos de combate a incêndios deve estar a uma altura de 1,80m, medida do piso acabado à base da sinalização, e imediatamente acima do equipamento sinalizado. Ainda:

      a) Quando houver, na área de risco, obstáculos que dificultem ou impeçam a visualização direta da sinalização básica no plano vertical, a mesma sinalização deve ser repetida a uma altura suficiente para a sua visualização;

      b) Quando a visualização direta do equipamento ou sua sinalização não for possível no plano horizontal, a sua localização deve ser indicada a partir do ponto de boa visibilidade mais próxima. A sinalização deve incluir o símbolo do equipamento em questão e uma seta indicativa, sendo que o conjunto não deve distar mais que 7,5 m do equipamento;

      c) Quando o equipamento encontrar-se instalado em pilar, devem ser sinalizadas todas as faces do pilar que estiverem voltadas para os corredores de circulação de pessoas ou veículos;

      Atenciosamente,
      Equipe AfixGraf

  5. oi gostaria de saber qual a distancia do chão piso para colocar aquelas sinalização mais baixa de saida ou seja flexas mostrando a saida é de 30cm ou não

    • Olá Paula,

      Você está falando da Sinalização de Rota de Fuga Complementar? Esse é um modelo de placa que vendemos em nossa loja virtual:
      http://loja.afixgraf.com.br/sinalizacao-rota-fuga-complementar-direita.html

      Segue as orientações para correta fixação desse tipo de placa:

      • As placas de rota de fuga complementar devem ser instaladas com, no máximo, 3 metros de distância horizontal entre elas.
      • A cada mudança de direção na rota de fuga, devem ser fixadas placas, independente do critério anterior.
      • Devem ser fixadas a uma altura constante entre 0,25m e 0,50m, medida do piso até a base da placa de sinalização.
      • Podem ser aplicadas alternadamente à parede direita e esquerda da rota de saída.
      • Não substitui a sinalização básica de rota de saída, então devem sempre estar acompanhadas por placas de sinalização de orientação e salvamento, como a placa de saída de emergência ou a placa de rota de fuga.

      Atenciosamente,
      Equipe AfixGraf

  6. como funciona esta iluminação foto luminescente?

    É a própria tinta ou através de fotocelula?

  7. Olá!

    Gostaria de saber se a placa de saída só pode ser impressa nesse tom de verde específico ou se podem haver variações.

    Obrigada

    • Olá Ana Luisa!

      As placas de sinalização de emergência, como a Placa de Saída, precisam seguir as regras da ABNT.

      Então, o verde usado na impressão deve ser necessariamente nesse tom da cor.

      Atenciosamente,
      Equipe AfixGraf

  8. Boa noite,
    Devo usar as placas de sinalização em todas as edificações, independente da área da mesma ? Exemplo: Tenho uma edificação com 5 lojas de 60m2 com entradas independentes (sem area comum). Deve ter placas no interior dessas lojas, indicando a saída, etc ? Ou não precisa por ser menor que 200m2? Obrigada.

    • Olá Rebecca,

      Olá Marcelo,

      Sim, é necessário identificar tanto saída de emergência quanto extintores de todos os locais.

      Para maiores informações entrar em contato com corpo de bombeiros.

      Atenciosamente,
      Equipe AfixGraf

  9. Olá, Gostaria de saber se as placas devem estar de acordo com o projeto do local.

    • Olá Cristine,

      As Placas de Sinalização de Emergência devem seguir a norma da ABNT quanto a padronização de tamanho, cor e forma bem como a padronização para o local de fixação.

      Atenciosamente,
      Equipe AfixGraf

  10. Ola! Gostaria de saber se tem alguma dimensão padrão para as placas?

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
WhatsApp: (11) 94577-0955

Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: