Tel: (11) 3217-7070

Como saber se o Estabelecimento possui Sistema de Segurança e de Combate a Incêndio?

Sistema de Segurança e de Combate a Incêndio

Como saber se o Estabelecimento possui Sistema de Segurança e de Combate a Incêndio?

Esta semana o Brasil viu um pequeno incidente se tornar em uma das piores tragédias envolvendo incêndio no país. O incêndio que ocorreu na Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, deixou 231 mortos e mais de 100 feridos.

Importância do Sistema de Segurança e de Combate a Incêndio

Segundo autoridades e especialistas, pequenas ações de Combate a Incêndio poderiam ter evitado esta tragédia. Mas como saber se um estabelecimento oferece um sistema de segurança adequado para situações de emergência?

Deve-se inicialmente verificar o alvará de funcionamento do estabelecimento,  que deve estar fixado na entrada, emitido pela prefeitura e órgãos responsáveis, como o Corpo de Bombeiros. O alvará possibilita saber se o estabelecimento possui um sistema adequado de combate em situações de emergência.

O sistema de segurança consiste na sinalização e iluminação de emergência, rotas de fugas, saídas de emergência, portas corta-fogo, bem como extintores, alarmes de incêndio ou Sprinkler (chuveiro automático para sistema de combate a incêndio).

É importante manter a calma, ficar atento a alarmes, sinais suspeitos, sinalizações de emergência e orientações da brigada de incêndio.

Entenda a Sinalização de Emergência

A sinalização de emergência é composta pelas placas de sinalização de rota de fuga, sáida de emergência e sinalização de combate a incêndio. Esse tipo de sinalização é essencial para facilitar a visualização das saídas e dos equipamentos em situações de incêndio e falta de luz no ambiente, já que as placas devem ser confeccionadas com tinta fotoluminescente.

Placas de sinalizações de Orientação e Salvamento

Sinalização de Rota de Fuga e Saída de Emergência

Sinalização Saída de Emergência
Fabricadas com tintas fotoluminescentes(que refletem mesmo na ausência de luz), indicam as saídas de emergência.

Sinalização Saída de Emergência

Sinalização Rota de Fuga
Sinaliza que a saída de emergência encontra-se em outro andar e a seta deve direcionar o pavimento superior ou inferior (em caso de emergência não se deve utilizar os elevadores).

Sinalização Rota de Fuga - Saída de Emergência

Sinalização do Número do Andar
Sinaliza o pavimento da edificação, localizam-se no interior das escadas, patamar e porta corta-fogo.

Placas de Sinalização Fotoluminescente de Pavimentos

Sinalização Rota de Fuga Complementar
Complementam a sinalização principal de orientação e salvamento, indicam a rota mais próxima para saída de emergência, bem como obstáculos, localizam-se na parede, próximo ao piso e/ou no piso de rota de saída.

Sinalização Rota de Fuga Complementar

Sinalização de Emergência “Aperte e Empurre”
Localizada no centro ou acima da porta com dispositivo antipânico, sinaliza os procedimentos para abertura da porta de emergência.

Sinalização de Emergência "Aperte e Empurre"

Sinalização de Combate a Incêndio

Sinalização de Extintores
Demonstra a localização dos extintores do local.

Placa de Extintor

Sinalização de Extintores – Pó Químico
Sinaliza a localização dos extintores com pó químico. Esse extintor usa substâncias como o bicarbonato de sódio para apagar e isolar as chamas. É indicado para chamas em líquidos inflamáveis, como gasolina, solventes ou gordura e em fiações de equipamentos eletro-eletrônicos, por não ser líquido. Deixa uma camada de resíduos na superfície.

Placa de Extintor Pó Químico

Sinalização de Extintores – Água
Indica a localização dos extintores com água. Esse extintor usa a água para resfriar o material e isolar as chamas do contato com o oxigênio. É indicado para chamas comuns, em madeira, plásticos ou papel, por penetrar no objeto e evitar que a chama recomece.
Cuidado! Não indicado aos tipos de chama gerados pelos outros materiais, por espalhar líquidos e conduzir corrente elétrica.

Sinalização de Extintores - Água

Sinalização de Extintores – CO2
Ilustra a localização dos extintores com dióxido de carbono (CO2). Esse extintor usa o gás carbônico para impedir que o oxigênio do ar alimente as chamas. É indicado para chamas em líquidos inflamáveis, como gasolina, solventes ou gordura e em fiações de equipamentos eletro-eletrônicos, por não ser líquido, porém o gás se dispersa muito facilmente.

Sinalização de Extintores - CO2

Sinalização de Alarme de Incêndio
Sinaliza onde o alarme de emergência pode ser acionado, alertando as pessoas para evacuar o local por alerta de incêndio.

Sinalização de Alarme de Incêndio

 

Investir em segurança é fundamental. Tem dúvidas se você implementou corretamente a sinalização de emergência no seu estabelecimento? Exponha sua pergunta, podemos ajudar na correta aplicação de cada placa!

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
WhatsApp: (11) 94577-0955

Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: