Tags RFID são etiquetas com chips eletrônicos que emitem ondas de rádio frequência. Apesar de parecer nova, os fundamentos da Tecnologia RFID já é do conhecimento de todos: está presente no velho rádio de pilhas. Nele, no lugar da voz são transmitidos dados gravados. Assim como ele, as tags RFID respondem enviando dados a estímulos vindos de uma antena.
As funcionalidades antes não disponíveis nas etiquetas de código de barras abrem um leque para novas aplicações. A tecnologia RFID permite identificar, enviar dados de produtos, enviar sinal de alerta, rastrear e localizar máquinas, produtos, ferramentas, pessoas, animais, entre outros. Com isso, possibilita automatizar o controle de entrada, saída e retorno de equipamentos, controle de fabricação, controle de estoques e controle de acessos, etc.
O importante é não tratar como simples troca da etiqueta de código de barras pela tag RFID. Com o uso da tecnologia RFID é possível melhorar processos e controles, reduzir tempo e mão de obra, aumentar a qualidade dos produtos e serviços agregando “inteligência” nos fluxos operacionais. Para isso será necessário redesenhar processos, desenvolver softwares e investir na infraestrutura de hardware.
Ainda existem algumas barreiras tecnológicas ou de custos do investimento RFID que impedem, por exemplo, que se passe com o carrinho do supermercado pelo check-out identificando automaticamente as compras realizadas, somar o valores sem ter que passar as mercadorias um a um como na leitura do código de barras.
O “Sem Parar” aplicado no pedágio de veículos nas estradas, nas entradas de shopping e condomínios é um bom exemplo da aplicação da tecnologia RFID. Se consegue identificar e controlar um veículo é fácil imaginar que também pode identificar, rastrear e controlar pessoas, animais, containers, produtos, ferramentas, equipamentos cirúrgicos, etc.
Tecnologia RFID: Aplicações em diversos setores
Desta forma, o RFID abre um leque de possibilidades de aplicações em vários setores empresariais. Podemos citar algumas aplicações:
- Identificação de Bens Patrimoniais: Locação, manutenção e controle de ativos de TI (micros, notebooks, servidor, etc), ferramentas, equipamentos, veículos, etc. Na identificação dos bens patrimoniais, a tag RFID facilita a realização de inventário de imobilizado, controle de entrada, saída e transferência dos bens e o controle contábil dos bens em atendimento a IRPJ, CPCs, Lei 11638 e 12973.
- Hotéis e Centros de Eventos: Pode ser usado para fazer o controle de acesso de funcionários, clientes e visitantes, monitorar e autorizar o acesso a áreas restritas e apartamentos, controle e contagem de roupas de cama, toalhas, pratos, copos, talheres, etc, controle e retorno da lavagem de lençóis e toalhas com tags específicas para a resistir a produtos químicos e altas temperaturas.
- Hospitais e Laborátorios Médicos: A tecnologia RFID pode também ser usada no formato de pulseiras para o monitoramento dos pacientes. O controle dos bebês nas maternidades, monitorando as movimentações, dando mais segurança contra sequestro ou troca de bebês. Isto por que RFID além de identificar pode também emitir sinais de alerta quando for localizado fora da área de livre circulação. Pode ser usado para localizar o médico ou equipamento médico.
- Logística e Centros de Distribuição: Um dos campos mais férteis para a aplicação do RFID é na logística e nos centros de distribuição. A começar pelo controle de estoque com o registro automático das entradas, saídas, movimentação entre depósitos, inventário de estoques, recepção e expedição de materiais, etc. Diminui erros na linha de montagem (picking) verificando a origem, data e lote, ,etc. Rastrear e localizar produtos, containers evitando roubos, fraudes, atrasos, etc.
- Indústrias: Pode ser aplicado também nas indústrias monitorando cada etapa da ordem de fabricação. Controlar os processos de manufatura com verificação automática em cada setor de produção. Localizar materiais e peças na linha de montagem de pedidos (picking), identificar materiais que serão utilizados no lote de fabricação (pedido) evitando erros.
É fácil perceber que a tecnologia RFID abre um leque de possibilidades para aplicações em todos os setores empresariais. Porém, o RFID por si só é apenas fornecedora de subsídio para agregar inteligência ao processo.
A solução está no desenvolvimento de software capaz de tratar a informação fornecida pelo RFID, agregando inteligência aos processos. Só assim será possível obter ganhos reais de produtividade, qualidade e eficiência com redução de desperdícios, erros, tempo, mão de obra e custos.
Conheça as Soluções do Grupo AfixCode para RFID
O Grupo AfixCode já está preparado para a tecnologia RFID, sendo que a AfixGraf comercializa e personaliza as etiquetas RFID e a AfixCode realiza o serviço de inventário físico e possui o AfixInv – Sistema de Inventário Físico, já compatível com o RFID.
Além disso, a OTK Sistemas desenvolve aplicações RFID para soluções departamentais ou integradas ao ERP OTK-Sol – Sistema de Gestão Empresarial.