Já teve uma experiência de necessitar de um material impresso e ao encaminhar sua arte para orçamento te avisaram que suas imagens não estão com qualidade para impressão? É natural que muitas pessoas se confundam a respeito disso. E mesmo que sua maior dificuldade não esteja relacionada a isso, com certeza você já deve ter se perguntado “tamanho x qualidade, talvez não seja tudo a mesma coisa? ”
É importante entender que muito antes de ter certeza que a imagem está em boa qualidade, precisamos saber que existem dois tipos de “imagens”, as imagens em BITMAP e as imagens VETORIAIS.
Imagina passar pela seguinte situação, tentar utilizar aquela foto que você gostou muito para um determinado projeto e descobrir que para desenvolver a peça no tamanho desejado, o resultado seria absolutamente inviável devido a sua baixa resolução. Mas o que tudo isso significa?
As imagens em Bitmap são composta por pixels, ou seja, pequenos pontos e retículas representados por pequenos quadrados que juntos formam uma imagem em seu todo. Essas imagens, por sua vez, são limitadas e em muitos exemplos compostas por milhões de cores. Os formatos mais comuns desse tipo de arquivo são: PSP, GIF, Jpeg, JPG,PNG.
Os pixels nada mais são que um dos pontos em monitor, com pequeno tons de cor e brilhos variados, quando ampliados sofrem perdas e distorções consideráveis. Por isso, muitas vezes, quando enviamos ou solicitamos para uma arte específica impressa, ouvimos: “Está imagem tem baixa resolução, não está com boa qualidade”.
Isto significa que sua imagem não possui pixels suficientes para ser impressa no tamanho desejado. A resolução de um uma imagem em Bitmap, é medida pela quantidade de DPI’s que ela possui em sua definição. DPI é uma sigla do termo em inglês que significa “dots per inch” – em português: “pixels (ou pontos) por polegada”, em outras palavras, podemos afirmar que quanto mais DPI’s uma imagem possui, maior a sua definição.
As imagens em vetor, diferentemente das imagens em Bitmaps, não são compostas por pixels, são formadas por elementos básicos como círculos, quadrados, linhas, polígonos em geral, etc. E para cada tipo de elemento, existe uma propriedade de cor, espessura entre outros. O que permite que sua ampliação não seja distorcida pois seus objetos são definidos, e seus atributos simplificados.
Esse tipo de imagem é utilizado com frequência na impressão de materiais como flyers, cartões de visita, projetos com texto, logotipo, símbolos pois permite o fácil dimensionamento e a escala sobre a qualidade da imagem. Em sua grande maioria, os gráficos vetoriais são desenvolvidos e criados em programas como Adobe Illustrator e Corel Draw.
Resumindo, não existe um tipo melhor ou pior de imagem. Os dois são tipos distintos de uso, para diferentes finalidades e aplicações.
Quando se fala de impressão gráfica, recomenda-se que de acordo com as especificações para que seu material esteja em boa qualidade é que ele possua no mínimo 300dpi e seus elementos estejam em sua totalidade convertidos em CMYK.
É fundamental que que profissionais especializados, possam fazer a verificação do seu arquivo, evitando problemas e perda de tempo.
Confie em quem garante para você além de melhor qualidade na impressão, é especialista em soluções para qualquer tipo de projeto!
A AfixGraf, há mais de 10 anos, oferece o melhor em atendimento, produção e preço competitivo, focada em fornecer soluções para Comunicações Visuais a nossos clientes. Desde avaliação de projetos, orçamentos detalhados com atenção de vendedores especializados, desenvolvimento de layout sempre buscando acompanhar as novas tendências de inovação e mercado, com equipamentos de última geração. Contamos com máquinas de impressão digital de alta performance, que atende diversos tipos de materiais e tamanhos diferenciados gerando resultados surpreendentes! Conheça nosso trabalho e crie sua experiência positivamente com nossa Impressão! Conte com a AfixGraf para alavancar os seus negócios! Conheça toda nossa linha de produtos!