Tel: (11) 3217-7070

Escolha corretamente suas Placas de Identificação Patrimonial

Escolha corretamente suas Placas de Identificação Patrimonial
Relações Públicas: Jesiane Queiroz

Escolha corretamente suas Placas de Identificação Patrimonial

Existem diversas opções de placas de identificação patrimonial no mercado em diferentes materiais, formas de fixação e gravação. Historicamente, antes do surgimento do código de barras a utilização predominante era de uma identificação rústica, apenas de números, gravado através de tipo ou punção em um pedaço de metal.

A fixação era feita através de furação e rebite e o sistema de inventário era completamente desprovido de tecnologia, sendo manual e demorado. Com o surgimento do código de barras e com a evolução natural do processo logístico, foi possível melhorar o sistema de gravação das placas de patrimônio e a automatização de todo processo de inventário através de coletores de dados.



Código de barras - Placas de Identificação Patrimonial

Cuidados: Código de Barras

Primeiramente a escolha deve ser pela confecção das etiquetas patrimoniais com código de barras, levando em consideração o tamanho mínimo e espaçamento entre os traços evitando assim dificuldades na leitura. A cor preta também deve ser obrigatória e o fundo em cor natural para dar contraste.

Alumínio: leve, resistente e de fácil aplicação.

Levando em consideração o objetivo principal do controle e identificação patrimonial, que deve ser eficiente e de longa durabilidade, a escolha pelo material, portanto deve seguir essa lógica: resistência e durabilidade. Máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, por exemplo, apresentam uma vida útil longa, entre 10 e 20 anos em média, assim a escolha do material é definida pela vida útil e pela resistência, para que possa acompanhar essa expectativa de vida.

Neste sentido a recomendação pela placa de identificação patrimonial em alumínio é sem dúvida a que apresentar melhor relação custo x benefício, pois se trata de um material leve, altamente resistente a produtos químicos e a ação do tempo, além de fácil aplicação e excelente acabamento estético.

Escolhendo o Tamanho da Placa Patrimonial

Outro ponto importantíssimo na escolha correta da identificação é o tamanho, pois existem diversas opções. Porém a escolha deve considerar um bom espaço de gravação: logotipo, código de barras, numeração e a fixação de forma padronizada, ou seja, quanto maior o tamanho, mais difícil será de seguir sempre o mesmo local de fixação, e quanto menor o tamanho, mais complexo é a gravação. Imagine um processo de revisão física, onde é necessário encontrar a etiqueta já fixada para fazer a leitura, se não existir padronização, será difícil agilizar o inventário, imagine que cada bem foi identificado de forma diferente, ou na frente ou na lateral ou na parte de trás, muitas vezes pela dificuldade para fixação devido ao tamanho.

Por exemplo:

Modelos 40×20 e 46×15 (recomendado):

Placas de Identificação Patrimonial 40x20 / 46x15

Placa Patrimonial 40x20mm

Placa Patrimonial 40x20A placa 40×20 (40mm comprimento e 20mm altura) oferece bom espaço para gravação, porém em alguns casos não será possível fixa-las sempre no mesmo local, devido à altura que pode exceder o espaço de fixação no objeto.

Placa Patrimonial 46x25mm

Placa Patrimonial 46x15Já o modelo 46×15 (46mm comprimento e 15mm altura) além de oferecer um ótimo espaço de gravação, colabora com a fixação de forma padronizada.

Porém se o objetivo da identificação for máquinas de grande porte, a utilização de uma etiqueta patrimonial maiores podem ser indicadas, já que neste caso específico uma placa pequena será difícil de ser encontrada num grande equipamento.

Outras características técnicas das Placas de Identificação Patrimonial:

Medidas e Materiais

Medidas Disponíveis Material
25×12 Alumínio
30×15 Alumínio
40×13 Alumínio
46×15 Alumínio / Inox
40×20 Alumínio
50×20 Alumínio / Inox
50×25 Alumínio
54×27 Alumínio
45×13 (Semicírculo) Alumínio

Resistência de Gravação:

Resistência Material
Detergente Alumínio / Inox
Thinner Alumínio / Inox
Veja Alumínio / Inox
Solvente Alumínio / Inox
Álcool Alumínio / Inox
Gasolina Alumínio / Inox
Soda Cáustica Inox
Radiação UV Alumínio / Inox
Umidade Alumínio / Inox
Temperatura Alumínio / Inox

Formas de Fixação:

Formas de Fixação Material
Auto Adesivo 3M Alumínio
Furação para Rebite Alumínio / Inox
Cola de Junta de Motor 3M Alumínio / Inox

Espessura das Plaquetas:

Espessura Material
0,15 Alumínio
0,30 Alumínio
0,50 Alumínio
0,60 Alumínio / Inox
1,00 Alumínio / Inox
Garantia Material
30 Anos Alumínio / Inox
4 Comentários
  1. Etiquetas de vcs parece ser de boa qualidade e com o visual adequado

    • Olá André,

      Sim, nossas placas são de excelente qualidade. Utilizamos apenas material (alumínio) de alta resistência, para garantir a durabilidade dos produtos.

      A impressão das etiquetas é feita em alta definição, para garantir a fidelidade das cores do logotipo da sua empresa, bem como a fácil leitura do código de barras.

      Fique a vontade para conhecer mais sobre os produtos da linha de Etiquetas de Patrimônio: http://www.afixgraf.com.br/etiquetas-de-patrimonio/

      Atenciosamente,
      Equipe AfixGraf

  2. Boa tarde

    Como é o fornecimento das etiquetas com código em barras? Vocês produzem com a nossa numeração e nos enviam à medida que necessitamos ou possuem a impressora de códificação das etiquetas disponível para venda onde nos deixa mais livres para reimprimir uma numeração em caso de perda ou troca de etiquetas para um mesmo bem?

    Att.,

    • Olá Iandra, obrigado pelo contato!

      As placas de patrimônio da AfixGraf são totalmente personalizadas, adaptamos o logotipo, o código de barras e a numeração sequencial conforme a sua necessidade.
      As plaquetas são produzidas em alumínio de alta resistência, geralmente na medida 46x15mm e com 0,3mm de espessura. O processo de fabricação é industrial, impossibilitando a geração por impressora.
      Temos alguns detalhes descritos na página de Etiquetas Patrimoniais.

      Por favor nos informe a quantidade e se possível nos envie também o seu logotipo. Assim podemos elaborar sua proposta e um modelo de layout para aprovação.
      De qualquer maneira, entraremos em contato via email para orçamento. Não esqueça de seguir a AfixGraf nas redes sociais para receber descontos especiais!

Deixe uma resposta

Loja Virtual

Loja Virtual AfixGraf
*Somente linha de Sinalização

Contato

Tel: (11) 3217-7070
Relações Públicas: Jesiane Queiroz
WhatsApp: (11) 94577-0955


Siga a AfixGraf!

Acompanhe a AfixGraf nas redes sociais: