Apesar do nome “Vinil”, não iremos falar de música, e sim de um material robusto e versátil, que é utilizado em sua maior parte na comunicação visual e identificação.
Leia o nosso artigo e entenda mais sobre as etiquetas em vinil adesivo. Um material extremamente versátil!
O que é adesivo vinil?
Vinil é um material flexível e maleável, sua composição contém 57% de cloro e 43% de eteno, que é um componente que vem do petróleo.
As etiquetas em vinil adesivo são produzidas através de um longo processo de polimerização, fenômeno que converte hidrocarbonetos em um único composto. Neste processo, o cloro e o etileno são combinados e dão a origem ao gás VCM ( Vinyl chloride monomer ) seu nome em português é vinil, por isso o material leva esse nome, devido a sua composição química.
O vinil adesivo é um plástico fino, muito flexível e possui uma ligeira camada de cola em seu verso, que por sua vez é protegido pelo liner (película protetora de plástico ou papel aplicada por cima da cola do material que irá proteger a sua integridade).
Por ser um material versátil também é possível encontrar diversas opções e variações das etiquetas vinil adesivo, como:
- Coloridas: Devido não haver a necessidade de impressão é uma ótima opção para promoções que exigem uma comunicação mais pontual e marcante, também é ideal para serem utilizadas em placas de sinalização, personalização de frota de veículos, vitrines e decoração de ambientes.
- Branco: Diferente do colorido, este material recebe tratamento para aderência da tinta / impressão, ótimo para projetos mais elaborados como logotipos, degrades e imagens.
- Gramatura: As mais comuns são as de 0,08mm ou 0,10 mm, que podem ser utilizadas tanto para etiquetas de pequena proporção ou grandes ambientes como salas e vitrines de 2/3 metros.
- Com acabamento brilhante: Este acabamento reflete suavemente a luz. É possível conseguir esse efeito com a laminação que além de tudo, irá proteger a impressão dos intempéries.
- Com acabamento fosco: Não reflete a luz e tem uma aparência suave e “plana”. Utilizado em situações que não exijam o aspecto reflexivo. Este efeito também pode ser alcançado com a laminação fosca. Ela contribui para a proteção da impressão da etiqueta vinil adesivo, já que a laminação se trata da colocação de uma fina película plástica sobre a área impressa, que adere completamente ao adesivo vinil.
Aplicações das Etiquetas em Vinil Adesivo
Com as etiquetas em vinil adesivo é possível confeccionar rótulos de cerveja, produtos alimentícios, produtos farmacêuticos, decoração de ambientes, personalização de produtos em geral e embalagens, identificação de móveis e eletrônicos, peças promocionais, identificação de marca, entre outras.
Quais os locais mais recomendados para fixar?
Por se tratar de um material auto adesivo, é recomendado que a aplicação seja realizada em superfícies planas e limpas, evitando locais porosos, ásperos e sujos. Na dúvida, a dica é fazer o teste de aderência com um pequeno pedaço.
Algum dos locais mais indicados para a fixação das etiquetas vinil adesivo são:
- vidro;
- banners e toldos;
- metais e fibras de vidro;
- plásticos (policarbonatos, PVC);
- madeira (pintada com tinta de alta qualidade do tipo esmalte brilhante);
- parede de alvenaria com acabamento fino.
Explore possibilidades criativas para uma identificação personalizada com as etiquetas resinadas!
Qual a durabilidade das etiquetas vinil adesivo?
A durabilidade é uma característica que se destaca nas etiquetas em vinil adesivo, pois são resistentes à: Água, Calor e Tempo.
Tolera temperaturas mínimas que podem variar entre -10°C e -4°C, chegando a máxima de 60°C.
Quando aplicados em locais agressivos ou superfícies com muita ondulação ou calor extremo podem diminuir a vida útil do seu adesivo vinil. Seguindo as recomendações necessárias, sua etiqueta pode durar de 3 a 10 anos.
Como fixar o adesivo vinil?
Para aplicação da etiqueta vinil recortada é preciso fazer o refilamento, que consiste em retirar o excesso de material. Após esse processo, é utilizado uma máscara de aplicação para não deixar que os adesivos saiam do lugar.
Por exemplo, no caso de um letreiro, normalmente não se é colocado letra por letra, isso porque seria muito difícil alinhá-las manualmente. Então, é feita uma limpeza do excesso de adesivo para aplicação da máscara feita, sendo que a mesma pode ser de papel ou PET (plástico transparente).
Para adesivos impressos seguimos a mesma orientação.
Lembre-se de limpar muito bem a superfície antes da aplicação, isso irá garantir que a etiqueta não perca o poder de fixação e permitir que a cola tenha boa aderência.
Como são confeccionadas as etiquetas vinil adesivo?
Para produção das etiquetas geralmente são utilizados dois tipos de máquinas, ambas são chamadas de plotter. Uma faz a impressão e a outra o recorte.
Primeiro, o rolo de material é introduzido na impressora, que por sua vez, identifica o perfil adequado para o material inserido. Assim, é enviado o projeto para o programa de impressão, que reconhece a arte utilizando o padrão de leitura CMYK (cyan, magenta, yellow e key).
Após a impressão no adesivo vinil, ele é recortado e refilado e, caso as etiquetas tenham o tamanho pequeno, são separadas em folhas, facilitando o transporte e preservando sua integridade.
Afixgraf
A Afixgraf é uma empresa que está no ramo da comunicação visual e identificação há mais de 13 anos, que busca inovação constante em todos os seus setores. Dentre as suas especializações está a produção de etiquetas em vinil adesivo para serem aplicadas em diferentes produtos e ambientes.
Sendo assim, se você ficou interessado nesse tipo de etiqueta para o seu negócio e está em busca desta solução, entre em contato com a gente.