Você sabe o que é logomarca e por que você precisa investir em uma para o seu negócio se destacar? A logomarca é a representação visual de uma empresa, de um evento ou de uma campanha de publicidade.
Sabe quando você vê algo - um ícone ou uma tipografia, por exemplo - e imediatamente lembra de uma empresa? É sinal de que a logomarca cumpriu o seu papel e você reconhece o negócio em qualquer lugar.
A seguir, vamos entender melhor o que é logomarca, motivos para investir em uma, o que levar em consideração no momento da criação e alguns exemplos. Vamos lá? Boa leitura!
O que é uma logomarca?
Muitas pessoas chamam a logomarca de logotipo sem saber que as palavras têm significados diferentes. Logomarca é um ícone, desenho ou símbolo que representa uma marca como, por exemplo, a maçã mordida da Apple. Já o logotipo é a marca escrita de forma estilizada, como Coca-Cola.
Por que eu preciso ter uma logomarca?
Você já deve ter ouvido aquele ditado popular que diz: "quem não é visto não é lembrado", certo? Uma vez que os seres humanos são mais visuais, quando você investe na construção de uma logomarca você está criando uma identidade para o seu negócio, algo que o fará ser lembrado para sempre.
A logomarca é uma forma de comunicação visual e, além de construir uma identidade, cria um elo de confiança importante entre a empresa e o cliente.
O que levar em consideração ao criar uma logomarca?
Na hora de criar a logomarca que servirá como identificação da sua empresa ao longo dos anos, é importante levar em consideração alguns aspectos. Por isso:
- Pesquise os seus concorrentes para saber como eles se posicionam, nunca para copiar;
- Faça uma pesquisa mais ampla em busca de referências;
- Conheça a sua persona e o que você deseja atingir com a criação da logomarca;
- Entenda as tendências do momento;
- Pense qual conceito a sua logomarca passará aos clientes e fornecedores.
O processo de criação de uma logomarca precisa de conhecimento e dedicação. Na hora de criar a identidade visual do seu negócio, você não pode simplesmente fazer uma mera cópia de algo que já existe. Pesquisas, estudos e criatividade devem ser usados para inventar algo completamente novo e que transmita a mensagem desejada.
Nesse sentido, contar com ajuda profissional é fundamental para ter sucesso na criação e produzir uma logomarca que traduz e transmite de forma genuína a “alma” da empresa. Participar deste projeto de criação também é parte essencial desse processo.
Se for possível, crie mais de um modelo de logomarca e espere pelo feedback dos seus clientes. Analise a melhor marca avaliada, os comentários e, se necessário, faça alterações antes de lançar em definitivo.
Exemplos conhecidos de logomarca
Existem muitas logomarcas que são conhecidas no mundo inteiro. Independente da cultura em que o indivíduo está inserido, ao ver determinada identidade visual ele saberá ao que se refere. Você conseguiria pensar em algum exemplo agora mesmo?
Veja se as logomarcas que você lembrou são os mesmos dos exemplos que trazemos para você:
- Nike
- Apple
- Starbucks
- Adidas
- Pepsi
- McDonald's
- Lacoste
- Levi's
- Converse
- Shell
Tão importante quanto a criação da logomarca da sua empresa é a disseminação dela, gerando mais reconhecimento e lembrança do público. Conte com a ajuda da Afixgraf para imprimir sua logomarca em placas, adesivos, acrílico, displays, em troféus e diversos outros materiais, com alta tecnologia e qualidade. Entre em contato com a nossa equipe especializada agora mesmo!