Adesivos são materiais versáteis, podendo ser empregados em diversas finalidades. Quando falamos na criação de uma embalagem de produto, ele pode ser um aliado na hora de atrair a atenção do consumidor e passar as informações sobre sua marca de forma assertiva e impactante.
O adesivo pode ser utilizado na forma de um rótulo, sendo o foco da embalagem ou para outras informações e proteção do produto, para a segurança do cliente ou para o cumprimento de garantias, por exemplo, como é o caso dos adesivos de segurança e adesivos lacres.
Neste artigo, falaremos mais da importância do adesivo para a embalagem dos produtos e na comunicação visual, além de dar dicas valiosas para escolher o melhor modelo e como personalizá-lo. Acompanhe.
Como um adesivo para embalagem impacta na experiência do cliente
Atrair novos clientes e fidelizar os atuais é um desafio para as marcas. Para se destacar, não é necessário apenas criar um bom produto. É preciso encantar o cliente, proporcionando uma experiência de consumo satisfatória.
O primeiro contato de um possível cliente com a embalagem do seu produto irá definir o rumo dessa relação. Por isso, o cuidado com a escolha do adesivo para embalagem não deve ser desprezado.
Quem nunca reconheceu uma marca apenas de olhar a embalagem de um produto? Apostar na personalização ajuda a fixar a marca na memória das pessoas, fortalecendo-a em meio à concorrência.
Ter um adesivo para embalagem também agrega valor ao produto. Um visual atrativo e com detalhes sofisticados podem melhorar a percepção do consumidor em relação ao seu produto comparado a outro, tornando-o um objeto de desejo.
Quais são os benefícios de investir em adesivo para embalagem?
Além da importância na percepção do consumidor, como citamos anteriormente, identificar a embalagem dos produtos com adesivo oferece outras vantagens.
Segurança e proteção
Adesivos lacre tem a função de proteger e manter os produtos seguros, seja durante o transporte ou armazenamento, até chegar ao consumidor.
Identificação
Adesivos para embalagens podem conter instruções de uso e outras informações importantes. Isso ajuda a identificar o produto e também pode fornecer informações adicionais para o cliente.
Fácil aplicação
São fáceis de aplicar e não requerem nenhum equipamento especial. Os adesivos para embalagens podem ser facilmente aplicados à mão, tornando o processo rápido e eficiente.
Variedade
Existem muitos tipos diferentes de adesivos para embalagens disponíveis conforme cada necessidade específica; transparentes e coloridos, impressos e em branco, permanentes (de difícil remoção) e removíveis. Isso significa que há uma ampla variedade de opções disponíveis para atender a diferentes necessidades de embalagem.
Principais tipos de adesivos para embalagem
Para provocar uma boa experiência para seu cliente, é necessário ser criterioso na hora de produzir seu adesivo para embalagem. Um dos pontos importantes é escolher o modelo que mais se encaixa na comunicação da sua marca.
Atualmente, 3 tipos de adesivos são mais usados normalmente para tal fim:
Vinil
O adesivo de vinil é um material flexível, durável e de boa aderência. O resultado final é de alta qualidade, destacando detalhes da embalagem que podem ser cruciais na hora de chamar a atenção e estimular o desejo do cliente.
Por possuir uma composição plástica, esse tipo de adesivo para embalagem é considerado de longa duração. Além da resistência, o vinil é um material versátil, podendo ser impresso em qualquer tamanho e praticamente em qualquer formato.
O vinil pode ser encontrado no modelo fosco ou com brilho (efeito causado pela laminação) ideal para aplicação em embalagens com curvas e texturas leves. O vinil transparente é utilizado para quem busca destacar as cores da embalagem, e o modelo metalizado é o ideal para dar um toque sofisticado ao produto.
BOPP
O Polipropileno Biorientado, é um material de composição parecida, mas de qualidade superior ao vinil. É amplamente usado em embalagens alimentícias e de bebidas, por não rasgar ou amassar com facilidade e por suportar grandes variações de temperatura, garantindo boa durabilidade.
Além da resistência, o BOPP tem boa aplicabilidade, ótima adesão, apresenta custo mais baixo e, por ter uma superfície regular, tem uma ótima qualidade de impressão.
É indicado para produtos úmidos ou que são armazenados em baixas temperaturas, como geladeiras e câmaras frias. O BOPP pode ser impresso com acabamento fosco, brilhante, metalizado ou transparente.
Couchê
Se você precisa de um adesivo para embalagem de boa qualidade e baixo custo, o papel couchê é uma boa opção. Revestido por uma camada de polímero, esse tipo de material garante uma boa absorção da tinta e um aspecto brilhoso, resultando em um adesivo com cores vivas.
Também é possível escrever no adesivo, ideal para marcas que prezam pela personalização de seus produtos ou que precisam inserir informações pontuais na embalagem, como o nº do pedido ou o nome do cliente.
O couchê não é recomendado para produtos que terão contato com água. Isso porque com o passar do tempo, o frio e a umidade alteram sua aparência e podem rasgar facilmente.
Como escolher o melhor adesivo?
A escolha do tipo de adesivo para embalagem dependerá do objetivo e tipo de produto. Fatores como local de armazenamento, exposição, tipo de superfície e resistência à água ou temperatura também precisam ser levados em consideração.
Para facilitar, listamos as principais indicações para os tipos de adesivos anteriormente citados:
- Vinil: produtos que ficam em contato direto com a água ou poeira - como itens de limpeza, higiene pessoal e maquiagem, superfícies curvas e adesivos em formatos especiais.
- BOPP: produtos congelados e resfriados, garrafas de vidro, embalagem de alimentos e rótulos em geral.
- Couchê: adesivos promocionais, produtos artesanais que não fiquem em ambiente úmido, lacre para embalagens de delivery e quando é preciso destacar alguma informação.
As etiquetas resinadas são uma ótima opção para valorizar e destacar a sua marca. Leia e saiba mais!
Como saber o tamanho do adesivo para embalagem?
Definir o tamanho que o adesivo vai ter é com certeza um fator primordial para garantir o sucesso da identificação da embalagem. É importante levar em consideração alguns fatores antes da escolha.
Dimensões da embalagem
O tamanho do adesivo deve ser proporcional ao tamanho da embalagem. Por exemplo, para uma embalagem pequena, um adesivo menor pode ser suficiente e se encaixar bem, enquanto para uma embalagem grande, pode ser necessário um adesivo maior.
Tipo de adesivo
Algumas vezes, diferentes tipos de adesivos possuem diferentes tamanhos padrão. Em lojas virtuais, por exemplo, é normal haver opções de tamanhos que na indústria tenham melhor aproveitamento do material e por essa razão, acabam tendo custo melhor. Por isso é importante escolher o tipo de adesivo que melhor se adapte às suas necessidades. A maioria dos adesivos podem ser cortados em diferentes tamanhos e formatos personalizados.
Informações a serem incluídas
Se você planeja incluir informações como logotipo, nome da empresa, instruções de uso e outros dados relevantes no adesivo, isso também deve ser considerado ao determinar o tamanho. A área de impressão do adesivo deve permitir a inclusão das informações necessárias de forma legível. Caso isso não seja possível, deve ser considerado um aumento no tamanho do adesivo ou redução das informações e imagens impressas.
Regulamentações e normas
Algumas regulamentações e normas podem exigir que determinadas informações sejam incluídas em um adesivo para embalagem, portanto, é importante verificar se há requisitos específicos para o tamanho do adesivo.
Como personalizar
Para que o adesivo para embalagem cumpra com a finalidade pretendida, é necessário investir na sua personalização. Alguns pontos são fundamentais na hora de criar o seu.
A fixação de uma marca pelo público começa por uma identidade visual bem definida. Ao personalizar o adesivo, crie um design que converse com sua estratégia de branding.
Os seres humanos são naturalmente atraídos para o conteúdo visual, então invista em adesivos com cores marcantes e contrastantes e elementos e imagens que ajudem na identificação do seu produto.
Pense com cuidado nas informações a serem adicionadas. Seja o mais claro possível e não exagere no uso de fontes muito diferentes ou que podem ser difíceis de ler. Lembre-se que esse pode ser o primeiro contato do cliente com a sua marca. Por isso, use uma escrita persuasiva e atraente.
Entenda como a psicologia das cores pode influenciar na percepção do seu cliente!
Afixgraf
Na hora de imprimir, procure uma gráfica experiente e especializada em adesivos para embalagem. Isso fará toda a diferença no resultado final.
A Afixgraf tem expertise no mercado de comunicação visual e identificação, com mais de 14 anos de experiência.
Agora que você entende a importância de impactar positivamente o seu cliente com uma boa embalagem, entre em contato com a Afixgraf pra te ajudar nisso!